segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Compesa inicia testes da nova Adutora de Porto de Galinhas

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa iniciou a fase de testes do novo Sistema Adutor de Porto de Galinhas, empreendimento que dobrou a oferta de água para um dos destinos turísticos mais visitados do Litoral Sul de Pernambuco. Além de Porto, as Praias de Maracaípe e Muro Alto, que juntas somam uma população de 56 mil pessoas, também serão beneficiadas com a melhoria do abastecimento. Até o final deste mês, a fase de testes deve ser finalizada, garantido a distribuição de água todos os dias e com pressões mais elevadas para essas praias. Ainda está previsto, numa segunda etapa do projeto (em fase de captação de recursos), o atendimento das localidades de Nossa Senhora do Ó, Serrambi e Toquinho pelo novo sistema implantado.

Para construir a Adutora de Porto de Galinhas foram aplicados R$ 30 milhões, recursos do FGTS/ CAIXA, que foram assegurados pelo Governo Paulo Câmara. A obra é um pleito antigo da população e, por este motivo, o governador solicitou a companhia que desse celeridade à execução da adutora, o maior investimento feito, nos últimos anos, para melhoria e ampliação do abastecimento dessas praias do Litoral Sul. “O novo sistema terá condições de atender plenamente essa região pelos próximos 20 anos e foi pensado para garantir a regularidade do fornecimento de água para essas praias até mesmo na época de altas temporadas, quando aumenta o fluxo de pessoas”, informa Rômulo Aurélio Souza, diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, se referindo à flexibilidade operacional da Adutora de Porto de Galinhas, que tem condições de aumentar a vazão de água de acordo com a necessidade da população. A obra foi realizada no período de dois anos.

A adutora, que foi implantada a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Suape, possui 19 quilômetros de tubulações assentadas e passa por Nossa Senhora do Ó, Muro Alto, até chegar a Porto de Galinhas. A nova adutora foi projetada para transportar a vazão máxima de 540 litros de água, por segundo, e tem diâmetro que varia de 800 a 600 milímetros. O sistema ainda é composto por três reservatórios com capacidade para armazenar 5 mil, 3,5 mil e 2,5 mil metros cúbicos de água, além de uma estação de bombeamento. Um desses reservatórios foi construído dentro da área da ETA Porto de Galinhas, que junto com a produção desta unidade, passa a abastecer Porto, Maracaípe e Muro Alto.

Para melhorar o atendimento da rede hoteleira de Muro Alto, a Compesa também vai iniciar, até o final deste ano, o processo licitatório da obra para implantação de um reservatório elevado, uma unidade de bombeamento e rede de distribuição para receber água diretamente da nova Adutora de Porto de Galinhas.

Imprensa Compesa