terça-feira, 19 de maio de 2020

Fisioterapeuta de Olinda destaca importância da higienização paciente e cuidador para prevenir a Covid-19

O teleatendimento tem sido um importante aliado para os profissionais da saúde nesse período de distanciamento social, sobretudo para os pacientes que necessitam de atendimento em uma unidade especializada de fisioterapia. Assim, nesse momento de tratamento à distância o recurso tem sido utilizado pelos profissionais de fisioterapia para orientar pacientes e cuidadores acerca da proteção necessária referente à higienização. A lavagem das mãos e o uso de máscaras são fundamentais para evitar a disseminação da COVID-19. O telefone para orientações é o 3431.6785.
A fisioterapeuta do Centro de Reabilitação de Olinda (CRO), Viviane Duarte, destaca a importância das orientações serem repassadas aos pacientes da unidade, muitos deles com traumatismos do sistema osteomuscular, doenças e síndromes neurológicas (adulto e infantil ), lesões de medula espinhal, microcefalias e alterações do desenvolvimento motor normal de prematuros. “Por pertencerem a um grupo de risco é preciso enfatizar aos cuidadores e familiares desses pacientes que é extremamente necessária atenção redobrada nesse contato para não haver uma contaminação mútua”, reforçou.
A unidade especializada, que funciona de segunda a quinta, das 7h às 17h, e na sexta, das 7h às 16h, situada em Bairro Novo, com atuação em várias patologias na área de reabilitação motora, tem utilizado esse recurso de teleatendimento para orientar seus pacientes sobre os exercícios diários, bem como os cuidados para não contraírem a COVID-19 durante o contato com seus familiares/cuidadores e vice-versa.
Ainda de acordo com a fisioterapeuta Viviane Duarte, ainda é muito cedo para obter cientificamente e comprovadamente um parecer de sequelas deixadas pelo Novo Coronavirus. Os cuidados de higienização devem ser mantidos por todos.
A gerente do CRO, Neide Bione, informa como funciona o agendamento de consulta para os novos pacientes. “Eles deverão ter em mãos uma guia de encaminhamento do médico com diagnóstico, a fim de que seja agendado um contato telefônico com o profissional de reabilitação e assim realizar uma avaliação e definir a melhor conduta do caso antes de iniciar as sessões do tratamento. Para os casos que exigem brevidade, o paciente deverá telefonar para o número (81) 3431.6785 para agendar a consulta de avaliação, e precisa ter esse encaminhamento do médico solicitante.

Imprensa Olinda