A 49º edição do Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) vai acontecer a partir do dia 15 de agosto com apresentações culturais em diferentes pontos da cidade. A programação completa conta com apresentações de música, teatro, dança, artes visuais, cinema e manifestações da cultura popular e este ano traz o tema “A Poética da Arte na Ciência da Vida”. A realização do Festival é uma parceria entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Solidarium - Instituto de Arte, Cultura e Cidadania.
Este ano será a Mostra Nacional de Dança que dará início a programação do festival. Após a cerimônia de abertura no dia 15, no Teatro Municipal, o Ballet Stagium de São Paulo apresentará o espetáculo “Cordas do Coração”. Além das apresentações na casa de espetáculos Severino Cabral, as atividades do evento também serão realizadas no Cineteatro São José, Praça da Bandeira, Cineteatro do SESC Centro, Miniteatro Paulo Pontes, Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC) e Feira Central.
Uma das novidades desta edição é o retorno das artes visuais à programação do FICG. A mostra intitulada “Visuais de Campina” é uma parceria entre a Secretaria de Cultura do município e o Festival de Inverno. Ela é composta por seis exposições de artistas de Campina Grande. São elas: “Raízes de um povo” - Haendel Melo; Intolerância – César Di Cesário; Futuro Demasiado Passado – Natália Damião; Manifestações Populares – Jean Carlos; Tempos de Carnaval – Clécius Rocha; e Horizonte Art Decò – Val da Costa. As exposições ficarão em cartaz na Galeria Irene Medeiros (anexa ao Teatro Municipal) e no Cineteatro São José durante o período de realização do evento.
Além disso, as atividades do festival também incluem oficinas de formação para os artistas locais nas áreas de teatro e dança. Toda a programação do 49º FICG é gratuita e prossegue até o dia 24 de agosto. Os ingressos para acesso aos espetáculos em locais fechados vão estar disponíveis ao público a partir da próxima terça-feira (13) no site sympla.com.br.
O Festival de Inverno de Campina é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Campina Grande. Para Bruno Cunha Lima, gestor municipal, o festival tem se consagrado ao longo do tempo “pelo trabalho de todos que se somam, de cada uma das coordenações temáticas do festival sob a condução da nossa querida professora Eneida Agra Maracajá que representa há praticamente cinco décadas o espírito do festival. A gente chegando aos 49 anos, a prefeitura mais uma vez apoiando. Aqui não é uma questão de gestão A ou B, não é a prefeitura apenas. É a cidade de Campina Grande apoiando e incentivando a realização do festival já faz parte mais do que o nosso calendário, faz parte da alma da cidade”, comentou o gestor.
O FICG também conta com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e Vitamassa. O evento tem apoio da Unifacisa, UEPB, La Suissa, FIEPB / SESI, Gráfica Artexpress e Unimed. Nesta edição, o evento tem a parceria cultural da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) que atua como co-realizadora e do SESC Paraíba. Outras informações podem ser obtidas no Instagram @festivalinvernocg.