quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Encerramento dos XVII Jogos Escolares Municipais de Caruaru

A noite desta quarta-feira (03) foi de celebração no evento de encerramento dos XVII Jogos Escolares Municipais de Caruaru (JEMC). Alunos-atletas, famílias, técnicos e professores se confraternizaram na quadra da Escola Municipal Professora Laura Florêncio, no bairro do Salgado, para o evento de divulgação dos resultados e entrega dos troféus.

A programação seguiu um protocolo simples com a exibição, em telão, de um vídeo dos melhores momentos dos jogos desta edição, seguida por uma homenagem do aluno José Henrique Leandro de Macedo, do sexto ano da Escola Municipal Dom Bernardino Marchió, representando todos os atletas participantes dos XVII JEMC 2018. Depois vieram as apresentações culturais dos projetos de arte-educação desenvolvidos pelas escolas municipais Professor Luiz Pessoa da Silva e Professor Kermógenes Dias de Araújo, acompanhados pelo coreógrafo Marcos Mercury.

Os alunos da Escola Municipal Professor Leudo Valença também se apresentaram com um grupo percussivo acompanhado pelo professor Sérgio Félix. O professor de educação física Elionaldo José da Silva, responsável pela coordenação, tendo atuado em diversas edições anteriores dos JEMC, foi o homenageado desta edição, recebendo um certificado especial em nome dos demais colegas que atuaram no evento deste ano.

Em sua fala, o secretário de Educação, Rubenildo Moura, ressaltou a tradição dos jogos escolares que marcaram por muitos anos a cidade de Caruaru e que foram retomados, no ano passado, no primeiro ano gestão da prefeita Raquel Lyra. “Com a volta dos jogos escolares em 2017 tivemos a participação de 4000 alunos, que em 2018, passou para 5.228, o que demonstra o interesse que a criança tem pelo esporte e o incentivo que a gestão municipal tem dado aos esportes, garantindo a todos o material adequado para o desenvolvimento das práticas, em suas diversas modalidades”, destacou Rubenildo.

“O saldo foi totalmente positivo, Caruaru só tem a ganhar porque esporte é cidadania e inclusão, acima de tudo. A prática do esporte promove emancipação, os alunos estão de parabéns pela grande e linda festa que eles fizeram nos jogos escolares de 2018”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Perpétua Dantas.

Os Jogos Escolares Municipais de Caruaru 2018 foram promovidos pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Esportes e Lazer. Foram entregues aos campeões no final da realização de cada categoria por modalidade mais 2.300 medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares. De troféus, foram 125, entre eles, o que foi presenteado, de forma simbólica, ao Centro Educacional Marluce, a escola com maior número de participantes nos Festivais Esportivos, representando as demais instituições que participaram.

A edição 2018 dos JEMC contou com mais de 5.222 alunos-atletas participantes de 96 Instituições de ensino público e privado da cidade, divididos em cinco categorias nos gêneros masculino e feminino, atendendo a faixa etária de seis a 19 anos. Das 14 modalidades esportivas atualmente oferecidas, cinco foram de esportes coletivos e nove de individuais, sendo todas elas: futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquetebol, natação, atletismo, judô, karate, xadrez, tênis de mesa, badminton, vôlei de praia e bocha paralímpica.

Resultados

A noite foi de festa com a premiação das instituições que se destacaram nos XVII JEMC. Os troféus dos campeões gerais da competição foram entregues por rede. Sendo assim, foram campeões a Escola Municipal Dom Bernadino Marchió pela rede municipal, a Escola Estadual Professora Elizete Lopes, pela rede estadual e o Colégio Criativo pela rede particular de ensino.

Instituições campeãs gerais por modalidade:

Futsal – Escola Mário Sette; 
Handebol - Colégio Municipal Luiz Pessoa; 
Voleibol - Colégio Criativo;
Basquete - Colégio Interativo de Caruaru;
Futebol - Escola Municipal Maria Felix;
Judô - Escola Municipal Dom Bernadino Marchió;
Tênis de Mesa – Colégio CEMAF;
Atletismo - Escola Municipal Dom Bernadino Marchió;
Xadrez - Escola Elisete Lopes; 
Badminton – Colégio CEMAF;
Natação - Colégio Sagrada Família;
Karatê - Colégio Franciscano Santa Maria dos Anjos;
Vôlei de Praia - Colégio Criativo;
Bocha Paralímpica- Colégio GGE.

Imprensa Caruaru