quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Colocação do DIU, mamografia e outros serviços de saúde beneficiam mulheres

A Unidade de Saúde da Família Sapucaia II e III, em Olinda, realizou na manhã desta quarta-feira (03.10) diversas atividades inseridas na programação do Outubro Rosa. Serviços como mamografia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites dos tipos B e C, atendimento de saúde bucal, além do mutirão para colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU).

Profissionais ministraram palestras sobre alimentação saudável. A ação contou também com orientação sobre prevenção ao suicídio e consequências do uso de sapatos com salto alto.

A dona de casa Rosa da Costa, 60 anos, enfatizou que a mulher precisa ter um cuidado especial com a saúde. “Já tive nódulo, fui para o mastologista, tomei remédio e saiu. Na minha família tem histórico de câncer. Então, uma vez ao ano eu faço a mamografia pra me prevenir, me certificar se estou bem”, disse.

Micaele Maria, 25 anos, resolveu usar o contraceptivo como estratégia do planejamento familiar. “Já tenho um filho de seis anos e por enquanto não quero engravidar. Decidi colocar o DIU. Não incomodou, é como na prevenção”, contou.

“Esse mês de outubro é muito importante para a conscientização da saúde feminina. Cada mulher deve tocar a mama para detectar se tem nódulos e fazer exames de rotina para ter uma vida longa e saudável”, alertou a coordenadora da Saúde da Mulher do município, Cleonúsia Vasconcelos.

A enfermeira da unidade, Ana Cláudia Pantoja, também reforçou a necessidade das mulheres de se cuidarem. “A nossa equipe está aqui para atender e alertar as mulheres, esse mês traz a importância e o zelo pela saúde feminina”, pontuou.

DIU – Nesta quinta-feira (04.10), tem sequência um mutirão para colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) será realizado na Policlínica da Mulher, na Avenida Joaquim Nabuco, 650, no Varadouro. A ação vai atender 15 mulheres com a introdução do DIU, que é uma das formas adotadas no planejamento familiar. A Secretaria de Saúde de Olinda fez um cadastramento prévio das mulheres interessadas. As que não conseguiram realizar a inscrição podem procurar uma das policlínicas da rede municipal. 

Imprensa Olinda
Foto: Alice Mafra