terça-feira, 9 de abril de 2019

Livro A Constituição Traída será lançado no Recife



A Editora Hedra fará o lançamento nacional do livro “A Constituição Traída - Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula”, de Cleonildo Cruz e Liana Cirne Lins, no Recife – Pernambuco. O lançamento será no dia 17 de abril, Café Liberal, às 18h, rua Marquês de Olinda - Recife Antigo.

O livro "A Constituição Traída: da abertura democrática ao golpe e à prisão de Lula", surgiu da necessidade do historiador e cineasta Cleonildo Cruz, e da advogada e professora de Direito da UFPE, Liana Cirne, buscarem organizar uma obra de análise da ruptura institucional que o País atravessa. A democracia brasileira jaz, colapsada. As instituições inspiram pouca, se não nenhuma confiança. Os três poderes se batem, decapitados, procurando no vácuo de poder a oportunidade para seu predomínio: a lei nada vale. Fazer o balanço de tal panorama só seria possível em uma obra tão múltipla, em formas, conteúdos, tempos e propósitos quanto esta.

No livro, estão três dos discursos mais marcantes de nossa história política recente: o de Ulysses Guimarães, quando da promulgação da Constituição; o de Dilma Rousseff, no dia em que o Senado declarou seu impeachment sem crime; e o de Lula, em São Bernardo, logo antes de se dirigir à Polícia Federal para seu cárcere, que agora completa um ano. 

A prisão ilegal, injusta, sem fato específico que possa ser apontado como criminoso e sem comprovação de crime algum praticado por Lula, evidenciam perante a comunidade nacional e internacional as arbitrariedades que o tornam um preso político. Estão, também, 15 ensaios e artigos de destacados intelectuais de áreas como o direito, economia e política sindical que procuram nos escombros a razão de nossa falência democrática. E estão, por fim, entrevistas com personagens fundamentais no processo político da Assembleia Nacional Constituinte, que destrincham os jogos de força que permearam a disputa pela redação final da Constituição Cidadã.

A pergunta a se responder é, pois, das mais difíceis: como a Carta Constitucional de 1988, fruto de tamanha mobilização social, e que parecia ter tão bem exprimido a correlação de forças do Brasil de outrora, pôde ser escamoteada e jogada no lixo, passados pouco mais de trinta anos? O que mudou? 

Que porta da barbárie não foi completamente fechada? Ao sopesar superações e reminiscências de nosso passado autoritário, “A constituição traída” se coloca enquanto um esforço de destrinchar um momento tão difícil do Brasil, e que, ao apontar para as insuficiências de nosso último grande esforço democrático, pavimenta o caminho para as próximas lutas que virão.

Serviço:
A Constituição Traída - Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula”, 
Autores: Cleonildo Cruz e Liana Cirne Lins
Data de Lançamento: 17 de abril, 
Horário: 18h
Local: Café Liberal, Rua Marquês de Olinda 174 - Recife Antigo.