domingo, 22 de março de 2020

Recife anuncia criação de 208 leitos no Hospital da Mulher para tratamento da Covid-19

Na manhã deste domingo (22), o prefeito Geraldo Julio voltou a se reunir com seu secretariado e anunciou a ampliação da assistência médica para o novo coronavírus, com a criação de 208 novos leitos. Dessas vagas, serão 54 leitos de UTI e 154 leitos de enfermaria. Ao todo 117 ações do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19 já foram anunciadas pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida, instalado pela Prefeitura do Recife desde janeiro.

“Hoje nós anunciamos 208 leitos exclusivos para os pacientes do coronavírus, que vão funcionar no Hospital da Mulher do Recife. São 54 leitos de UTI e 154 leitos de enfermaria de isolamento, sendo que 12 leitos de UTI e 34 de enfermaria já estão disponíveis de maneira imediata e o restante iremos fazer a liberação dia a dia, de acordo com a chegada dos equipamentos e dos profissionais necessários ao funcionamento desses leitos”, explicou o prefeito Geraldo Julio. 

Durante a reunião, os secretários ficaram dispostos na plateia do auditório na sede da Prefeitura do Recife, a uma distância segura um do outro, segundo os parâmetros sanitários para a situação de emergência. Os secretários com mais de 60 anos enviaram representantes para o encontro. Os novos leitos se somam ao esforço integrado da Prefeitura e Governo do Estado, que na última quinta-feira anunciaram a instalação de mil novos leitos em Pernambuco.

O prefeito Geraldo Julio agradeceu ainda a colaboração da população e aproveitou para reforçar o pedido para que os recifenses fiquem em casa. “Gostaria de reforçar a recomendação para que todos permaneçam em casa, somente aqueles dos serviços essenciais devem sair para trabalhar, e aos idosos, às pessoas acima dos 60 anos, que são o público de mais risco, que permaneçam em casa. As famílias devem ter mais cuidados com eles, evitar o contato, permanecer o mais isolado possível. Sabemos que o isolamento não é uma coisa simples, que não está na rotina das pessoas, é novo para todo mundo, mas neste momento é fundamental, para que o sistema de saúde não entre em um colapso”, disse o prefeito. 

Imprensa Recife