sexta-feira, 2 de abril de 2021

CECH promove formação para o Santa Cruz Futebol Clube

 

Como forma de promover o respeito à diversidade e o fim da LGBTIfobia dentro dos estádios de futebol, que o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), realizou, nesta quinta-feira (01/04), uma formação para funcionários e dirigentes do Santa Cruz Futebol Clube, inclusive, contando com a presença do Presidente do clube.

Durante a formação, foram abordados temas sobre: identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, a atuação do CECH e aspectos jurídicos, psicológicos e da assistência social relevantes para o acolhimento O encontro foi por meio de uma plataforma de webconferência e contou com a participação de representantes de diversas áreas do clube: executivo, jurídico, conselho deliberativo e comunicação.

De acordo com o advogado do Santa Cruz Futebol Clube, Jhonny Guimarães, a formação foi enriquecedora. “Eu achava que conhecia as dores da população LGBTQIA+, mas após a formação eu vi que vão muito além. O objetivo do Santa Cruz Futebol Clube é torná-lo um lugar acolhedor e o Arruda um espaço mais inclusivo. Hoje o clube fez um gesto para a sociedade, o qual contou com o presidente do Clube, do Conselho Deliberativo e outros, pois não basta só fazer campanha é preciso organizar dentro de casa e treinar os funcionários para que eles entendam a comunidade LGBTQIA+”, relata.

De acordo com secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, as formações realizadas pelo CECH são essenciais para difusão das políticas públicas voltadas à população LGBTI+. “Essa formação teve como objetivo levar conhecimento aos participantes, que serão multiplicadores das informações que receberam, quebrar paradigmas e superar preconceitos, como forma de vencermos a LGBTIfobia, no futebol e em todo ambiente que o cerca”, ressalta.

lmprensa SEDH PE