sexta-feira, 2 de abril de 2021

Parceria do Pernambuco pela Prevenção e Senac vai distribuir 10 mil quentinhas


Notícia quentinha: parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Armazém do Campo vai oferecer 1 mil refeições por dia para a população em situação de rua em grave vulnerabilidade social. A distribuição das quentinhas é parte da operação Pernambuco pela Prevenção, que também distribui máscaras de proteção, álcool em gel e informações sobre a necessidade de cuidados, em terminais de passageiros e em municípios do Estado em dias de feira livre.

A parceria começou ontem(dia 1º). Vão ser distribuídas 10 mil refeições com balanceamento nutricional e segurança alimentar, sendo três dias de jantar e sete dias de almoço. Os insumos foram comprados pelo Estado e também doados por parceiros como a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e Associação dos Avícola de Pernambuco (Avipe). Tudo foi entregue ao Senac, para o devido preparo. Toda a logística é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, até a entrega ao Armazém do Campo, que tem parceria com coletivos ligados à mobilização social e à saúde, com trabalho junto às populações em situação de rua e comunidades em vulnerabilidade social.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, considera a ação importante para reduzir os impactos da pandemia junto à população em situação de rua, em grave vulnerabilidade social. “O Pernambuco pela Prevenção vai atender às pessoas que enfrentam uma situação ainda mais grave com este momento da pandemia”, disse Cloves Benevides.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco, Bernardo Peixoto, disse que a parceria envolve uma recompensa, por estar fazendo a diferença. “Vamos amparar aqueles que mais precisam neste momento de agravamento da pandemia. Somos instrumentos de transformação. Vamos nos cuidar e cuidar dos outros”, pontua Bernardo Peixoto.

As refeições serão feitas todos os dias, pelos 35 profissionais da Unidade de Hotelaria e Turismo do Senac, em Santo Amaro, Recife. Os profissionais envolvidos terão à disposição equipamentos de proteção individual, luvas, álcool gel, materiais de higiene e trabalharão em quatro ambientes: três laboratórios de cozinha e o salão do restaurante-escola Senac.

Todo o cardápio foi montado e planejado com antecedência. As quentinhas têm definidos prato quente, salada e guarnições. Cada uma das 1.000 quentinhas do primeiro dia terá espaguete com galinha guisada e queijo parmesão.

SOLIDARIEDADE – A oferta de mil refeições quentes todos os dias se soma a outras medidas já em curso e também voltadas para a proteção e necessidade de cuidados. Desde o início de março, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas já distribuiu 125 mil máscaras de proteção, álcool em gel nos terminais integrados de passageiros, na Região Metropolitana do Recife, e no entorno das feiras livres nos municípios do interior do Estado. As feiras representam um dia de comércio essencial e popular.

O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e com estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.



lmprensa Secretaria de Prevenção