domingo, 17 de dezembro de 2017

Governo do Pernambuco entrega certificados de conclusão de curso para mediadores voluntários de mediação de conflitos

O Governo de Pernambuco entrega, nesta segunda-feira (18/12), o certificado de conclusão do curso em Mediação de Conflitos e Direitos Humanos que formou 27 novos mediadores comunitários. A solenidade acontece às 8h30, no Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos do Ibura de Cima, primeiro espaço do tipo implantado na região metropolitana em parceria com o Estado. Além dos 27 formandos, participam do evento o secretário executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo; a equipe técnica do Programa Mediação de Conflitos; e Reginaldo Nascimento, presidente da Associação dos Moradores e coordenador do Núcleo de Mediação Comunitária do bairro.

“Através desses novos mediadores voluntários de conflitos o Estado estende as políticas de prevenção e combate a violência. A participação voluntária da comunidade na mediação de conflitos tem sido amplamente fomentada pelo governador Paulo Câmara”, salienta o Secretário Executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo.

Com a conclusão do curso, o grupo está apto para lidar e mediar situações de conflitos de vizinhança, disputas de posse, propriedade de imóveis, questões de direito de família, como pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, e até problemas que envolvam a comunidade como esgoto a céu aberto, falta de água. Com a formação de mais um grupo de mediadores comunitários, o Governo do Pernambuco capacitou um total 61 mediadores voluntários de conflitos só neste segundo semestre. A primeira turma formada recebeu a certificação no dia 21 de agosto deste ano. O grupo já está atuando nos oito novos núcleos implantados pelo Governo de Pernambuco em parceria com quatro Organizações Não Governamentais (ONGs).

Com duração de 40 horas/aula, dividida em 24h/aula teóricas (6 encontros, 4h cada ) e 16h/aula para casos práticos (4 encontros, 4h cada), o curso abordou, entre outros temas, Direitos Humanos no contexto da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Emoções: sua importância no processo de mediação de conflitos; Conceitos básicos da Inteligência Emocional; Trabalhando as reações emocionais frente ao processo de mediação; Diálogo e a escuta ativa como ferramenta da Mediação de Conflitos; Mediação de conflitos no contexto comunitário; Técnicas da Mediação; Parâmetros Legais da Mediação de Conflitos; Meios de resolução de conflitos extrajudiciais: mediação, conciliação, arbitragem e negociação; Rede Socioassistencial e de Garantias de Direitos.


SERVIÇO

Entrega de certificados de conclusão de curso para mediadores voluntários comunitários de conflitos
Dia: Segunda-feira (18/12)
Horário: 8h30
Endereço: Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos do Ibura de Cima. Rua Soldado Virgílio, n° 92, Ibura de Cima - Recife


Imprensa SEDH PE