sexta-feira, 27 de julho de 2018

E tentaram calar a Rainha do Céu

A atriz Renata Carvalho e a diretora Natália Mallo denunciaram que, antes da encenação da peça Jesus Rainha do Céu, chegaram a soltar até bombas. Além disso, retiraram toldos, cadeiras, equipamentos e em meio ao frio e à chuva, artista e público garantiram as três encenações. O deputado Edilson Silva, que já estava vindo para Camaragibe, teve que voltar pra Garanhuns. Veja o depoimento do parlamentar: 

Já estava em Lajedo, voltando de Garanhuns, feliz, indo pra Camaragibe prestigiar a inauguração do Cine Teatro Bianor Mendonça a contragosto da politicalha da cidade, quando recebi a notícia que uma liminar do TRF tinha derrubado a decisão do TJPE que obrigava a peça "O evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" a entrar na grade do FIG. Um operativo policial foi ao local do espetáculo para garantir que a peça não se utilizasse dos equipamentos alugados pela Fundarpe.

Voltei, para me somar ao esforço de garantir que o espetáculo acontecesse, mesmo sem estar na grade programada e paga pela Fundarpe. O comando da PM estava com os oficiais de justiça federais e representantes da Fundarpe para evitar o uso dos equipamentos.

Li a liminar e não vi nada falando em desalojar os artistas e público dos toldos, ou das cadeiras. A liminar expressa que a peça deve sair da programação oficial. É minimamente admissível que o oficial de justiça interdite equipamentos de som e iluminação, mesmo sendo mesquinho. Mas é desumano proibir que artistas e público fiquem sob a chuva, sem cadeiras, enquanto toldos e cadeiras estavam ali, disponíveis e sem uso. Artista e público garantiram o espetáculo mesmo sob garoa e chuva, em pé.

É lamentável, incivilizado. É cruel. Mas, felizmente, o espetáculo aconteceu. Foram três apresentações.