Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

segunda-feira, agosto 16, 2021

Pernambucano aprovado em nove universidades nos EUA inspira outros jovens periféricos

 

A educação é a porta de entrada para um mundo de possibilidades e sonhos que devem ser compartilhados. Fred Ramon, 20 anos, é a prova disso. Morador da periferia de Jaboatão-PE e filho de empregada doméstica, o jovem foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos e agora inspira outros garotos e garotas a seguirem no caminho da educação. Para falar como foi o processo de aplicação e compartilhar outras experiências, Fred participa de roda de conversa organizada pelo Sesc Piedade nesta sexta-feira (13) a partir das 10h.

Realizada na unidade do Sesc em Piedade, a atividade faz parte das atividades em comemoração ao Mês da Juventude promovida para o Grupo Sesc Jovem. Mais de 20 pessoas, da faixa etária entre 15 e 29 anos devem participar. “O objetivo da atividade é promover um espaço de interação entre os jovens, para que possam enxergar novas possibilidades por meio da educação, além de fortalecer o protagonismo da juventude na sociedade” diz a organizadora da atividade e assistente social do Sesc Piedade Cecília Marinho.

Fred Ramon deve começar ainda em agosto deste ano na Whittier College, em Los Angeles, na Califórnia, onde conseguiu bolsa de 70% no curso de Ciência da Computação e Estudos Globais. Antes disso, uma longa trajetória de estudos de Inglês, participação em concursos e projetos sociais, além de experiências de trabalho com a língua inglesa, fez parte da rotina dele. Isso tudo foi determinante para a construção da vivência do garoto, com resultado nas aprovações.

“Estou conseguindo ir para a faculdade não só por conta da escola, mas por conta do que eu fiz fora da escola, por conta do protagonismo que eu decidi ter fora da sala de aula, pelas oportunidades que eu consegui assumindo o papel de líder. As oportunidades dos cursos que eu ia me metendo, que eu ia fazendo, e esse currículo que eu construí”, conta Fred.

Enquanto o tão sonhado dia do embarque não chega, Fred tem se preparado e aguardado respostas de fundos de investimentos para completar os custos dos estudos. Em paralelo, o rapaz iniciou uma vakinha online com o objetivo de arrecadar o montante para caso as suas solicitações não sejam atendidas. Mesmo com a ansiedade da espera, o rapaz já pensa mais longe e sonha com o retorno que poderá trazer para a sua comunidade e para outros jovens como ele.

“Vendo a pobreza ainda um sério problema em comunidades em Pernambuco e no Brasil, meu objetivo é construir nos centros acadêmicos um projeto de articulações com órgãos americanos que se abrem para levar programas de capacitação e financiamento para pequenos e médios negócios locais. O foco é atender famílias desempregadas em comunidades de baixa renda em Pernambuco e no Nordeste”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário