segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Lula Falcão lança livro Urubus na Sala

A Casa Forte Press tem o prazer de anunciar a primeira tradução para o inglês de Urubus na Sala (Vultures in the Living Room), do escritor brasileiro Lula Falcão, agora disponível em todas as livrarias e, em todo mundo, no formato Kindle.

Lula Falcão é autor de “Todo dia me atiro do térreo”, Iberê Segundo Paulo”, – transformado em roteiro para o cinema -, “Notas do Aquém”, ainda no prelo, e coautor de “Frevo – 100 de folia”.

A escrita de Falcão é inconfundivelmente original. Ele equilibra o impossível na narrativa: sua prosa é atemporal, mas profundamente enraizada na obscura história recente do Brasil. São pequenos contos que oscilam entre o absurdo e o sentido e a falta de sentido da vida.

Em Vultures in the Living Room, o que parece impossível é negociado através da escrita fluida de Falcão. Aqui, o universo se estende e se expande, jogando a já maníaca vida urbana do Brasil em um caos celestial.

Absurdo, político, poético, mas também engraçado, como observou recentemente o blogueiro de cultura Detroit Richards em The Paltry Sum:

“A peça de abertura, Sea of Mud me lembrou da ‘música de uma sala distante ’de Elliot, na medida em que o leitor está recebendo uma transmissão da cena de um desastre que se desenrola. A música é fraca e nos esforçamos para ouvir, mas algo está acontecendo. Ninguém parece saber exatamente o que é esse desastre assustador. Esta vinheta apresenta um microcosmo da humanidade diante de nós, usando o dispositivo de uma nave em apuros habitada em parte por jogadores e idosos. Não somos todos jogadores no navio da vida? Falcão cria cuidadosamente uma sensação de estranho, uma sensação de que há algo errado.”

“Em suma, se você ainda não está convencido, eu diria que isso é algo que quem quer mergulhar no mundo do iconoclasta, do bufão, do humanista e, portanto, ter sua humanidade reafirmada e afirmada, deve se dar o tempo. ler. Esta é a carne com osso da literatura moderna e ainda pode me arrastar para fora da minha zona de conforto apolítica”, disse Richards.

Urubus na Sala é uma reflexão importante sobre a vulnerabilidade humana em tempos de incerteza política e social.

 Em breve, o livro será lançado na Bienal do Livro de Pernambuco.