terça-feira, 14 de abril de 2020

Prefeitura do Recife abre 48 novos leitos para covid-19 no Hospital Evangélico de Pernambuco

Para ampliar o atendimento a recifenses vítimas da pandemia, o prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta terça-feira (14), a abertura imediata de mais 48 leitos no Hospital Evangélico de Pernambuco, no bairro da Torre. A unidade filantrópica conveniada à gestão municipal também está sendo equipada para receber, até o próximo mês de maio, mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19.

Com os novos leitos de retaguarda no Hospital Evangélico, a Prefeitura do Recife totaliza 234 leitos abertos desde os primeiros registros da doença na cidade, distribuídos em mais três hospitais de campanha e no Hospital da Mulher do Recife (HMR), que conta também com 31 leitos de UTI.

"Para garantir a saúde dos recifenses, a Prefeitura do Recife iniciou um processo acelerado de geração de leitos que resultará na oferta de mais de 1000 leitos para os pacientes da covid-19 e 300 leitos de UTI com respirador para o enfrentamento da pandemia. Hoje, abrimos 48 novos leitos e anunciamos a abertura de 10 leitos de UTI no início de maio, em parceria com o Hospital Evangélico. Passamos, com isso, a oferecer 234 leitos novos e exclusivos para os pacientes da covid-19 na rede hospitalar do Recife. Já temos internações nessas unidades”, disse o prefeito Geraldo Julio, em comunicado transmitido pela internet, na manhã de hoje.

Através da parceria com Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, o Hospital Evangélico contratou cerca de 200 profissionais e fez adequações na área onde ficavam os pacientes que se recuperavam de cirurgias eletivas, atualmente suspensas por causa da pandemia de covid-19. A unidade filantrópica não será “porta aberta”; só receberá pacientes encaminhados pela Central de Regulação. A Prefeitura vai arcar com todos os custos da área para atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O Hospital Evangélico já é credenciado pela Sesau Recife há anos. Através desse convênio, a Secretaria enviava pacientes para fazerem cirurgias eletivas de urologia, ortopedia, vascular e geral (ginecologia, vesícula, apêndice etc), consultas e exames ambulatoriais de média complexidade, entre outros procedimentos.

Na última sexta (10), o prefeito Geraldo Julio entregou pronta a obra do quarto hospital de campanha municipal, na Rua da Aurora, bairro de Santo Amaro. Erguido em 20 dias, o Hospital Provisório Recife 1 chega a ser maior que o Hospital da Mulher, que é o primeiro hospital de grande porte construído pela Prefeitura do Recife em toda sua história, com 150 leitos em sua estrutura original, antes da pandemia. O Hospital do Câncer, que será responsável por gerenciar a unidade, assim como já administra o HMR, tem até o dia 20 para iniciar a operação e receber os primeiros pacientes.

O hospital provisório da Rua da Aurora é mais um dos sete hospitais de campanha do Plano Municipal de Contingência Covid-19 para enfrentamento à pandemia, que chega a mais de mil leitos previstos, sendo mais de 300 de UTI. Dos sete hospitais de campanha, três já estão em funcionamento nas Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura. Além desses, estão funcionando 65 leitos no Hospital da Mulher, sendo 31 de UTI, e agora 48 no Hospital Evangélico. No total, 234 leitos já estão disponíveis para a população.

Para viabilizar a abertura desses novos leitos, a Prefeitura do Recife cortou R$ 180 milhões em despesas com revisão de contratos de prestação de serviço, consultorias, locação de veículos, combustível, energia elétrica, materiais de consumo, além de novos aluguéis, passagens aéreas e diárias. Com essa economia, também foi possível comprar mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares para os hospitais de campanha, adquirir mais de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), como respiradores, e reforçar a rede municipal com a contratação de mais de 600 profissionais para enfrentamento à pandemia.

Uma dessas contratações terá inscrições abertas nesta terça-feira (14). A Secretaria de Saúde do Recife vai contratar temporariamente 40 médicos através de um edital de credenciamento disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Há vagas para médicos clínicos, intensivistas e intensivistas pediátricos, em regimes diarista e plantonista. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 12h da próxima terça, no site www.credenciamentosesau.recife.pe.gov.br.

Reforçando o compromisso da Prefeitura do Recife com a vida e a saúde da população, o gestor ressaltou ainda as ações de desinfecção dos espaços públicos e voltou a pedir que a população fique em casa. "É muito importante que a gente consiga ampliar o isolamento, além de aumentar a rede de atendimento à saúde. Estamos fazendo também uma grande ação de desinfecção na cidade, que envolve 177 agentes de endemia, já conhecidos pela população devido às ações de combate à dengue, agora empenhados no trabalho de desinfecção de 504 pontos da cidade, entre paradas e terminais de ônibus, unidades de saúde, além de hospitais de referência e unidades de atendimento social." 

Imprensa Recife