domingo, 1 de novembro de 2020

Museu da Imigração foi reaberto em São Paulo

 


Depois de sete meses fechado, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – voltou a receber o público no último dia 22 de outubro, conforme orientações estaduais e municipais. Além da exposição de longa duração e do projeto videográfico “SobreNomes” – lançado em fevereiro –, os visitantes encontrarão a nova instalação “Respiro”, localizada no jardim, que propõe uma reflexão sobre o período de distanciamento e suas conexões em relação à experiência migratória.

Marcando a reabertura, a instalação “Respiro”, desenvolvida durante a quarentena, levanta questões que relacionam o isolamento social com os sentimentos de um migrante, que se encontra afastado de seus lugares, afetos e rotinas. Por meio de frases e questionamentos, a iniciativa visa fomentar uma reflexão sobre a situação mundial atual, a proximidade e a semelhança com o outro e valorizar a importância do contato com a natureza.

O passeio pelo complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás poderá acontecer de quinta a domingo, das 11h às 17h, sendo que a bilheteria funcionará até as 16h. Para facilitar o caminho de quem deseja conhecer ou garantir a entrada no MI, o ingresso poderá ser adquirido de maneira online, pelo site Ticket360 (disponível em breve), ou na bilheteria.

No primeiro momento desse retorno, um controle de acesso aos espaços permitirá a entrada, somente, de 40 pessoas a cada meia hora. Entre as adequações aplicadas, os módulos expositivos contarão com sinalizações informando a capacidade máxima de pessoas, estarão disponíveis dispensers de álcool em gel em diferentes pontos do edifício e será obrigatória a aferição da temperatura na entrada e o uso de máscara durante todo o percurso.

O Cantina SP, cafeteria localizada próxima à bilheteria, está funcionando no mesmo expediente do Museu a partir do dia 29 (quinta-feira). O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) e o espaço de leitura “Semear Leitores” permanecerão fechados temporariamente. As informações relacionadas a esses ambientes serão disponibilizadas em breve nas mídias sociais e no site.