domingo, 1 de novembro de 2020

Debate sobre integridade, tem inscrição aberta

 

Integridade Empresarial: O caminho para um desenvolvimento sustentável” é tema de debate promovido pela Alliance for Integrity, com o apoio da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no dia 09 de novembro próximo, às 9h30. Com transmissão online via plataforma webex, o evento é gratuito, mas requer inscrição prévia pelo link bit.ly/2H4EUzV.

A iniciativa, que visa sensibilizar o maior número de empresas para a instituição de programas de integridade em suas estruturas, é resultado de reuniões envolvendo representantes da SCGE e da iniciativa global, que é fomentada pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) Gmb, agência de cooperação internacional alemã. A Alliance for Integrity é uma iniciativa que promove atividades com foco no fortalecimento da integridade no ambiente de negócios, oferecendo conhecimento e suporte para ampliar capacidades de compliance.

Direcionado para representantes de pequenas e médias empresas (PMEs), o evento tem como intuito, fomentar o diálogo público-privado sobre incentivos de promoção da integridade. A secretária da SCGE, Érika Lacet, será uma das palestrantes do evento. Ela debaterá o tema juntamente com o superintendente de compliance da Neoenergia, Roberto Medeiros; e a advogada e especialista em compliance, Aurora Barros. Como moderador, o professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Karlis Novickis.

A proposta, de acordo com os organizadores, é que os especialistas convidados compartilhem suas experiências sobre o tema, numa abordagem multissetorial, destacando os motivos de se investir na integridade dentro das atividades econômicas. A secretária Érika Lacet lembra que em Pernambuco, o governador Paulo Câmara sancionou, em dezembro de 2019, a lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de um programa de integridade por empresas que contratem com o Estado. “O mesmo será feito em três etapas, sendo a primeira abrangendo as contratações de obras, serviço de engenharia e os contratos de gestão acima de R$ 10 milhões”, frisa.

O diretor de Correição (DCOR/SCGE), Filipe Castro, que vem mantendo contato com a equipe da Alliance for Integrity, destaca que essa será a primeira ação da iniciativa no Nordeste. Ele ressalta que também no mês de novembro, a Alliance for Integrity fará a sua capacitação de prevenção à corrupção, denominada “De Empresa Para Empresas” (DEPE), voltadas para as organizações sociais que atuam na área de saúde, bem como que já há articulação para trazer uma capacitação para as empresas da construção civil no próximo ano.

Imprensa SCGE PE