terça-feira, 31 de maio de 2022

Recife começa a aplicar dose de reforço contra covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos nesta quarta-feira (1º)

 

A partir desta quarta-feira (1º), os adolescentes de 12 a 17 moradores da capital pernambucana vão poder receber a dose de reforço contra covid-19. A Prefeitura do Recife vai aplicar a vacina naqueles que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, quatro meses. Na cidade, 87.932 pessoas nesta faixa etária estão aptas a tomar a dose adicional. Para receber o imunizante, é necessário realizar agendamento, que será aberto ainda nesta terça-feira (31), através do site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo Conecta Recife.

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Os pais ou responsável também devem acompanhar o menor e apresentar o documento de identidade no dia da vacinação do adolescente.

As definições foram apresentadas pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado nesta terça-feira (31). Seguindo a recomendação técnica do Ministério da Saúde (MS), a dose de reforço deve ser feita preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.

SEGUNDA DOSE DE REFORÇO - Também nesta quarta-feira, a Prefeitura do Recife vai iniciar a aplicação da segunda dose de reforço nos adultos entre 55 e 59 anos. A vacina será aplicada naqueles que receberam a primeira dose adicional há, pelo menos, quatro meses - 13.969 pessoas nessa faixa etária estão aptas a receber a vacina na capital. 

Para receber a dose, as pessoas precisam realizar agendamento através do site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo Conecta Recife e, no dia agendado, apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. A vacinação desse público também foi definida na CIB e, seguindo a recomendação técnica do MS, a chamada quarta dose poderá ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores.

lmprensa Recife