quarta-feira, março 03, 2021

Frei Caneca FM celebra mês das mulheres

Para celebrar o mês das mulheres, a Frei Caneca FM, rádio pública gerida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, encherá sua grade de conteúdos feitos por e para elas, confirmando e ampliando seu compromisso de assegurar protagonismo às vozes e questões femininas.

As celebrações começam de forma antecipada já no domingo (7) no programa Batucada, dedicado ao samba nacional e local. Durante duas horas, a programação traz uma fina seleta com as maiores e melhores representantes do mais brasileiro dos ritmos com canções entoadas por nomes como Elza Soares, Tereza Cristina, Ivone Lara, Clementina de Jesus e Clara Nunes, entre outras. O programa também dará vez à forte cena de samba local com intérpretes como Helena Cristina, Manu Nascimento, Luísa Pérola e Gracinha do Samba, entre outras.

No dia 8 de março, a rádio terá 24 horas de programação musical exclusivamente feminina, selecionada por todas as mulheres da equipe da rádio. Mas a celebração já começou no dial mais cidadão do Recife.

Entre estreias e relançamentos, as novidades já começaram a entrar no ar. A primeira delas foi o mais novo programa da casa: o BR-101.5. De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, Gabriele Alves pilotará a programação, conduzindo os ouvintes por muita música e informação. Quem quiser embarcar na programação, pode participar pelas redes sociais ou pelo whatsapp, mandando mensagem para o telefone (81) 99488-6842.

O Salada Pop, que em 2020 teve que mudar de formato, produzindo lives para o Instagram da rádio, volta com as entrevistas ao vivo na programação da 101.5 FM. O programa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, trará conversas sobre cidadania, direitos humanos, saúde, sustentabilidade, entre outros temas importantes.

Às segundas, das 12h às 13h, a grade da Frei Caneca conta ainda com o TPM – Tempo Pra Mim, que voltou a ser ao vivo, do estúdio, com as convidadas participando remotamente, desde fevereiro. As entrevistas acontecem por meio de lives no Facebook, retransmitidas pelo FM, e podem ser reassistidas pelo público do programa a qualquer tempo.

Nas quartas, tem mais novidade, com o retorno do quadro Papo de Artista. Com periodicidade semanal, o programa é apresentado por Manoel Constantino, editor da Agenda Cultural do Recife há mais de 20 anos, e traz entrevistas com gestores, produtores e fazedores de cultura, sempre num bate papo descontraído sobre vida e obra dos convidados. A reestreia acontece dentro do BR 101.5.

Celebrando potências femininas e discutindo temas urgentes, o Mulher na Caneca, transmitido às sextas-feiras, ao meio-dia, como parte da programação da Faixa Mulher, ganha uma nova integrante na apresentação. A jornalista Marcionila Teixeira passa a compor o time, no lugar de Claudia Parente, ao lado de Clareana Arôxa e Inamara Melo, para celebrar um mundo mulher e melhor.

Também na sexta, às 22h, com reprise nos sábados, às 23h, irá ao ar o Paredão, uma seleção musical que embala o início do fim de semana, dando ênfase aos ritmos periféricos - como o funk, o brega, o pagodão baiano e todos os seus similares. DJ Fragozza, codinome das pistas da Chefe de Programação da Frei Caneca FM, Lorena Fragoso, traz sempre novos hits semanalmente, entre produções e remixes de DJs, numa curadoria cuidadosa e atenta, para que os ouvintes da Frei Caneca FM possam rebolar com a mão na consciência.

Em março, o Lab 101, espaço para a difusão de trabalhos em rádio feitos por estudantes, presta homenagem à cidade do Recife, pelo seu aniversário, no próximo dia 12, trazendo reportagens especiais sobre bairros da capital pernambucana, suas origens, personagens, poesias e também abordagens problematizadoras sobre questões sociais. As produções, que vão ao ar aos domingos, às 9h, são frutos da disciplina Radiojornalismo e Contemporaneidade do Curso de Jornalismo da Uninabuco Recife.

Para mais informações sobre a grade: http://www.freicanecafm.org/.

lmprensa Recife 

Nenhum comentário:

Postar um comentário