segunda-feira, 16 de setembro de 2019

REC'n'Play discute vida noturna do Recife na época do MangueBeat

Quais os impactos da cultura no desenvolvimento econômico de uma cidade? Em que medida as transformações promovidas por uma cena musical que ativa bares, casas de shows e vários outros atores, gera impacto na cadeia produtiva da música? É partindo dessa perspectiva e tomando como referência um dos momentos de maior ebulição cultural vivido pelo Recife, a década de 1990 e o movimento MangueBeat, que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SDECTI) e a rádio Frei Caneca FM promovem mais um encontro do Eu Toco Recife, na próxima quinta (19), às 19h, no Auditório do Apolo 235, do Porto Digital.

A atividade é mais um Rolê REC'n'Play, série de eventos com o objetivo de instigar para o Festival REC'n'Play, que será realizado entre os dias 02 e 05 de outubro no Bairro do Recife. A mediação do debate será comandada pelo gerente de Programação da Frei Caneca FM, Patrick Torquato. 

A mesa "Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90" vai reunir a jornalista Lorena Calabria, o designer e professor de filosofia H.D Mabuse, e Hélder Aragão, o DJ Dolores. Cada um deles, a seu modo, vivenciou e colaborou, de forma ativa, na construção da cena: jornalista cultural, Lorena Calabria (foto) apresentou, na década de 1990, o programa Metrópolis, na TV Cultura; Mabuse atuou como designer, não-músico e DJ, assim como Dolores, que além de iniciar suas incursões na música eletrônica, também atuou no período como designer. 

"A proposta do debate é analisar, pelo viés econômico, um dos momentos mais representativos da cultura da nossa cidade, que até hoje reverbera, seja na estética ou na formação da nossa identidade. A partir do entendimento dos cenários do movimento MangueBeat, e de como ele não só difundiu a nossa cidade mundo afora, mas gerou um forte impacto local, a gente espera retirar lições e apontamentos para o momento atual", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Calheiros.

Próximos passos - Este é o segundo encontro do Eu Toco Recife, ação integrada entre a SDECTI e a Frei Caneca FM, que busca, a partir da mobilização de artistas, donos de casas noturnas, bares e boates, produtores culturais, dentre outros integrantes da cadeia produtiva da música, tratar a atividade artística como um vetor de negócios e ativação econômica. Além do Rolê do dia 19, o Eu Toco Recife também participará do Festival REC'n'Play, no dia 02 de outubro.

Serviço:

Rolê REC'n'Play

Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90

Mesa com Lorena Calabria, H.D Mabuse e DJ Dolores

Mediação: Patrick Torquato, Rádio Frei Caneca

Quinta, 20/09, às 19h - Auditório do Apolo 235

Entrada gratuita




Imprensa Recife