segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Controladoria em Ação encerra 2019 com mais de dois mil jovens alcançados

O Controladoria em Ação, iniciativa que leva informações sobre cidadania, combate à corrupção e controle social às escolas da rede estadual de ensino, realiza o fechamento do ciclo de 2019 na próxima terça-feira, 17 de setembro. A partir das 9h30, os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Moury Fernandes, localizada no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, participarão das palestras programadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). A secretária Érika Lacet vai acompanhar o encerramento do projeto, que deverá ultrapassar a marca de dois mil jovens alcançados.

“Iniciamos esse projeto no mês de maio e, este ano, vamos contemplar seis escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata Norte. É gratificante saber que podemos de alguma forma fazer com que esses jovens tenham mais entendimento sobre assuntos que são muito importantes na formação de um cidadão. A expectativa é que em 2020 possamos expandir a atividade para outras instituições sociais, além das unidades de ensino”, adiantou a secretária.

Para a última edição, foram planejadas palestras sobre “Integridade e correição sob a perspectiva da cidadania”, que será ministrada por Ricardo Miranda e Karina Nunes, ambos da Diretoria de Correição (DCOR) da SCGE, e “Cidadania e combate à corrupção”, apresentada por Luciana Silva e Ísis Andrade, da Diretoria da Ouvidoria-Geral (Doge). Para contemplar todos os alunos da instituição, estão previstos quatro momentos nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com Luciana, coordenadora de Atendimento ao Cidadão da Doge, o Controladoria em Ação tem o papel de aproximar a sociedade da administração pública estadual, através do canal de ouvidoria, e conscientizar, em especial, os estudantes quanto ao papel que cada um pode exercer na prevenção e combate à corrupção. “Para trabalhar esse tema, realizamos em todas as escolas um ‘teste de honestidade’, onde bombons foram colocados numa área de circulação da unidade e afixado cartaz explicando que os próprios alunos poderiam pegar e pagar pelo produto, sem intermediários. Nenhum vendedor ou câmera vigiando. E o resultado tem nos surpreendido positivamente”, revelou.

HISTÓRICO - Realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), o Controladoria em Ação teve início no dia 22 de maio. A primeira unidade de ensino contemplada foi a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, na capital pernambucana. Já nos dias 4 e 11 de junho, o programa desenvolveu atividades, respectivamente, na EREM Professor Trajano de Mendonça, em Jardim São Paulo, no Recife; e na ETE Aderico Alves de Vasconcelos, no centro da cidade de Goiana. No mês de agosto o Controladoria em Ação foi realizado na ETE Governador Eduardo Campos, centro de São Lourenço da Mata (08), e na ETE Jurandir Bezerra Lins, no centro da cidade de Igarassu (14).


Imprensa SCGE PE