segunda-feira, setembro 16, 2019

A Grande Casa de Nossas Casas

A inquietação diante de uma sociedade que precisa cada vez mais de ações e atitudes transformadoras é o norte da obra “A Grande Casa de Nossas Casas” da escritora Marilda Vasconcelos de Oliveira, a se lançada na próxima terça (17/09), às 19h30, na Livraria Praça de Casa Forte. O encontro, que reunirá palestra de Fátima Quintas (prefácio), contará com a apresentação de importante discussão de uma sociedade envolta em um universo de inovações, mas presa em questões básicas que comprometem a vida futura e das próximas gerações. Injustiça, desigualdade social, fome, degradação do ecossistema, desenvolvimento urbano desregrado e desmatamentos estão entre as realidades que assistimos e vivemos no dia a dia e que se fazem presente nesse novo trabalho da poetisa, socióloga e antropóloga pernambucana, que possui diversos prêmios literários de âmbitos nacionais e internacionais.
Desenvolvido a partir de ensaio premiado em 2010 no Prêmio XII Jogos Florais em Portugal, sua autora traz essa obra singular editada agora pela Babecco, que faz um importante alerta à sociedade que precisamos ser e sobre as consequências macro que a ação do ser humano provoca no ecossistema: “À medida que desaparecem ou são transmutadas espécies vegetais e animais, um novo horizonte se define em termos de saúde e alimentação”, como coloca Marilda em sua obra. E, em tempos de grandes impactos na natureza, as reflexões em “A Grande Casa de Nossas Casas” se fazem essencial e chegam em momento oportuno em projeto gráfico assinado por Robson Lemos, que já assinou projetos e de tratamento de imagens para publicações, e por Gil Vicente, responsável ainda pela arte da capa que, em traços de nanquim, reflete bem essa perspectiva da beleza do meio ambiente que é comprometido pela poluição causada pelo homem. 
Este novo trabalho de Marilda Vasconcelos de Oliveira, que se somam a treze produções ao longo de sua carreira literária, que envolve antologias e livros publicados, muitos dos quais premiados. A autora já traçou uma longa carreira como docente de sociologia pela FAFIRE, e ainda acumula seis menções honrosas e seis premiações de âmbito nacional e internacional como o Prêmio Manuel Bandeira pela UBE-PE conjuntamente com a União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, Prêmio Gilberto Freyre pela UBE/RJ e da Associação Cultural de São Domingos de Rana, Cascais, Portugal. E, pelo peso de sua atuação e o conjunto literário, “A Grande Casa de Nossas Casas” chega ao mercado pernambucano avaliado e reconhecido por personalidades ilustres como a própria Fátima Quintas, escritora e antropóloga pernambucana, que presidiu a Academia Pernambucana de Letras, e pela também imortal Bartyra Soares, membro da cadeira 37 da APL.


SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO “A GRANDE CASA DE NOSSAS CASAS” DE MARILDA VASCONCELOS DE OLIVEIRA
Quando: Terça (17/09), às 19h30
Local: Livraria Praça de Casa Forte (Praça de Casa Forte, 454, Casa Forte)
Telefone: (81) 3019-0259
Programação: Palestra de Fátima Quintas