sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Compesa usa robô para educação sócio-ambiental


Num mundo cada vez mais conectado, a Compesa buscou a tecnologia como parceira para incrementar os trabalhos de conscientização de crianças e jovens sobre temas relacionados à preservação da água e ao meio ambiente. Um robô é a mais nova arma nas ações de educação sócio-ambiental desenvolvidas pela empresa.

Batizado de Bio, o robô estreou no último dia 6, quando interagiu com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Referência Othon Paraíso, no bairro da Mustardinha, no Recife. Trata-se de um Robototem, com as funções robóticas de locomoção, a funcionalidade de um computador e interação através de touchscreen.

A segunda exibição do robô foi realizada no Colégio Avançar, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. Cerca de 150 alunos, na faixa etária dos 6 aos 15 anos, prestigiaram Bio. Na ocasião, houve um bate papo sobre a importância da preservação da água com muita animação e interação.

A Compesa é pioneira nesta ação. Segundo a coordenadora do projeto, Fabíola Coelho, o novo instrumento permite maior interação com o público alvo, em ações e palestras, através de mensagens repassadas de forma lúdica e interativa. O robô é envolvente e ajuda no aprendizado e no debate sobre os temas abordados.

O nome “Bio” foi escolhido por ter relação com vida e meio ambiente, que são os principais temas das abordagens e também por ser de fácil assimilação. O robô trabalha com conceitos de interatividade, como movimento do rosto, apresentação de conteúdo via voz (que deixa o público sem a obrigação de ler), imagens e métodos de ensino a distância.

“O robô anda, falar interage com o público através de mensagens e animações. Sua tecnologia touchscreen ainda permite que sejam realizados toques na tela, o que aproxima e aumenta a interação com as crianças e os adolescentes com quem trabalhamos”, explica Fabíola Coelho.

O robô Bio fará apresentações em escolas públicas e privadas. A previsão é de que sejam realizadas quatro exibições por mês. A programação básica envolve os seguintes temas: a Água no planeta; Tratamento da água realizado pela Compesa; Consumo consciente; Hidrômetro; Tarifa Social; Tratamento de esgoto; e dicas para bom uso da rede de esgoto. Até o mês de novembro, já estão agendadas 12 apresentações.

Imprensa Compesa