Podcast Tais Paranhos

quinta-feira, janeiro 28, 2021

Violência doméstica e mortalidade materna em debate

 

Dando continuidade ao seu ciclo de visitas às secretarias que trata dos temas prioritários elencados pelo seu mandato, a vereadora Dani Portela se encontrou na manhã desta quinta-feira (28) com a secretária da mulher do Recife, Glauce Medeiros. Uma das pautas de destaque do encontro, foi a atenção e combate à violência doméstica durante a pandemia do Coronavírus.

“É muito significativo que mulheres não estejam seguras dentro das suas próprias casas. Em um ano onde o isolamento social foi a medida mais eficaz para preservar vidas diante do Covid-19, essas mulheres foram colocadas de frente com os seus maiores algozes, sem conseguir pedir ajuda. E elas não conseguem porque o sistema de proteção do poder público ainda é ineficaz”, disse Dani. 

Durante a reunião, Portela localizou a pauta da defesa dos direitos das mulheres como prioritária para a sua atuação, sendo trabalhada também de forma interseccional em todas as ações do mandato. Além disso, foi levantada a atenção para a mortalidade materna, em sua maioria incidente em mulheres negras e periféricas, com um pedido de atenção mais específico para as políticas de saúde da mulher. “Me localizo na luta feminista e as pautas dos direitos das mulheres me são caras. Apesar das diferenças que estão postas entre a atuação do mandato e da prefeitura, há iniciativas que poderão ser trabalhadas em conjunto, por isso pretendemos investir no diálogo com a secretaria, em benefício das mulheres recifenses”, afirmou Dani. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário