sábado, dezembro 25, 2021

Festival Cena Brasil festeja 19ª edição com encontros virtuais de afoxés, maracatus nação e oficinas culturais

 









A música faz parte do dia a dia das pessoas e está inserida na nossa humanidade. Somos seres culturais, artísticos inovadores e memoráveis. É desta cepa que nasce o projeto Festival Cena Brasil – 19 anos de Resistência, O evento cultural, que tem sua raiz na cidade de Olinda, tem como proposta levar a música e a cultura popular para onde o povo está.

Com uma programação 100% virtual, que inclui encontros de afoxés, maracatus nação e oficinas culturais, o evento começa dia 27 de dezembro de 2021 e segue até o dia 09 de janeiro de 2022. As transmissões acontecem por meio do canal do festival no Youtube.

O público vai acompanhar uma vasta programação cultural, gratuita. Destaque para 13 apresentações artísticas de música e dança, sendo sete grupos de afoxés e seis de maracatus de baque virado. Os shows virtuais serão transmitidos sempre a partir das 19h.

Além das apresentações musicais, ainda está prevista para acontecer uma roda de diálogo online nas páginas oficiais do projeto, que tem como tema: “As Nações Africanas e sua Influência na Formação Cultural Pernambucana“. O Bate-papo contará com tradução em libras, democratizando e ampliando o acesso à informação.

Durante o festival, os artistas Téo Armando e Valério Bizunga, dois talentosos artistas grafiteiros, ensinarão o passo a passo do processo criativo da arte da grafitagem, através da criação de quatro peças artísticas, as estantes/geladeiras. Ao final, as peças serão doadas à administração do Parque 13 de Maio, no Recife. A formação é realizada por meio da internet. Instagram: @cenabrasilolinda I Facebook: https://www.facebook.com/FestivalCenaBrasil.

Em 2021, o Festival Cena Brasil Olinda é viabilizado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Secretaria de Cultura do Recife. Para saber mais sobre a programação acesse:

Serviço
O quê: Festival Cena Brasil Olinda festeja 19ª edição com encontros afoxés, maracatus nação e oficinas
Quando: 27/12 á 09/01/2022
Horário: 19h
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO
Dia 27 e 28 de dezembro
Exibição da Oficina de grafitagem
Oficineiros: Téo Armando e Bizunga

Dia 29 de dezembro

Exibição Roda de Diálogos
1 - Fábio Sotero da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco ( Amanpe)
2 - Fabiano Santos, da União dos Afoxés de Pernambuco ( UAPE)
3 - Demir da Hora do Movimento Negro Unificado (MNU)
4 - Mestre Chacom é babalorixá Nação Porto Rico.
5 - Wagner Solto, radialista e presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, em Pernambuco. (ABRAÇO - PE).

Dia 08 e 09 de Janeiro 2022

Exibição do Festival / apresentações artísticas
1 - Maracatu Nação Porto Rico
2- Maracatu Nação Leão da Campina
3- Maracatu Nação Aurora Africana
4 - Maracatu Nação Cambinda Estrela
5- Maracatu Nação Estrela Dalva
6 - Maracatu Nação Leão da Campina
7 - Afoxé Ará Omim
8 - Afoxé Ylê de Egbá
9 - Afoxe Povo de Ogunté
10 - Afoxé Omô Obá Dê
11 - Afoxé Filhos de Ayrá
12 - Afoxé Afalin Oyó
13 - Afoxé Oba Iroko

Nenhum comentário:

Postar um comentário