sábado, 18 de julho de 2020

SESI-PE ofereceu consultas médicas e teste rápido da Covid-19 para a comunidade

Sempre em busca de promover a saúde e a qualidade de vida, principalmente em tempos de pandemia, o SESI-PE realizou, entre os dias 15 e 26 de junho, 500 atendimentos clínicos para os moradores do Ibura e Vasco da Gama. A ação aconteceu nas unidades do SESI situadas nesses bairros e ofereceu, ainda, oficinas educativas sobre como lavar as mãos e usar as máscaras de forma correta, além da aplicação de testes rápidos de Covid-19 no SESI Ibura.

Ao chegar no SESI Ibura ou SESI Vasco, o paciente era encaminhado para uma triagem, na qual as técnicas de enfermagem do SESI-PE realizaram aferição de pressão, medição de glicose e anamnese voltada para a Covid-19. As pessoas que, de acordo com as respostas dos questionários e avaliação clínica, assim como as pertencentes ao chamado grupo de risco da Covid-19, foram encaminhadas para consulta médica e etapa de testagem rápida, realizada por profissionais de saúde do SESI-PE. 

Os exames foram feitos com o uso de amostras de sangue, cuja metodologia utilizada é a imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IGM e IGG. Toda a ação de promoção de saúde foi projetada para respeitar o distanciamento social e garantir a segurança de todos. 

De acordo com a diretora de Sáude e Segurança do SESI-PE, Fernanda Guerra, o SESI Vasco e o SESI Ibura foram escolhidos para sediar a ação por estarem localizados em bairros de alta vulnerabilidade social no Grande Recife. “O objetivo do projeto foi cuidar da saúde da sociedade, sobretudo dos trabalhadores das indústrias dessas regiões, agilizando o diagnóstico da doença e conscientizando sobre as maneiras de transmissão para evitar a propagação da Covid-19 na cidade​”, disse.​​

Imprensa FIEPE