terça-feira, 5 de maio de 2020

Olinda tem o melhor índice de isolamento social entre os municípios do Estado

Os órgãos de saúde têm recomendado o confinamento e o distanciamento entre as pessoas como medida mais eficiente para diminuição de casos da covid-19. A estratégia vem sendo tomada oficialmente pelos governos estaduais e municipais para evitar a superlotação nos hospitais e o caos no atendimento à saúde. Nessa campanha diária, Olinda tem se destacado como a cidade com o maior índice de pessoas cumprindo o isolamento, de acordo com os dados do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
O levantamento foi realizado a partir da geolocalização de aparelhos celulares e aponta que, 61,7% da população olindense tem optado por ficar em casa durante o período da pandemia do novo coronavírus. Esse número se dá a um conjunto de medidas que vêm sendo adotadas na cidade, como a fiscalização diária do fechamento dos serviços não essenciais e a circulação de pessoas em praias, praças públicas e áreas reservadas à prática de esportes coletivos.  
Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelas secretarias de Segurança Urbana e a Executiva de Controle Urbano da cidade que atuam, inclusive, nos bairros da periferia. Além disso, guardas municipais e agentes de trânsito trabalham no ordenamento das filas em casa lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. “Nosso efetivo está empenhado no disciplinamento e no cumprimento do decreto estadual. É um trabalho que exige o bom senso de todos, mas estamos atentos para quem insiste em descumprir as medidas restritivas”, revelou o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Cel. Pereira Neto.
O painel do isolamento social mapeamento pelo MPPE mostra o percentual de cada município de Pernambuco e pode ser conferido no portal do órgão: http://www.mppe.mp.br/mppe/  
Imprensa Olinda