Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aguardam a análise de requerimentos para benefício por incapacidade temporária estão recebendo ligações do número (11) 2135 0135 para oferecer uma alternativa: a troca da perícia presencial pela análise documental.
De acordo com informações fornecidas pelo INSS, o balanço inicial dessa iniciativa é positivo. Nos três primeiros dias de implementação, foram realizados 55.551 contatos telefônicos, dos quais 14.055 segurados atenderam às chamadas. Dessas pessoas contatadas, 5.883 foram encaminhadas para o Atestmed, o serviço de análise documental do INSS.
No entanto, o advogado Flávio Bomfim, especialista em direito trabalhista e previdenciário, faz um alerta importante sobre os cuidados ao atender ligações do INSS. "O INSS somente entra em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informações sobre requerimentos e outros serviços semelhantes", explica o advogado.
A orientação, de acordo com o próprio INSS, é desligar imediatamente caso alguém solicite informações sensíveis ou fotos de documentos. "Nunca é demais dizer que o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária por telefone", conclui Bomfim.
As ligações acontecem de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, enquanto a Central 135 está disponível das 7h às 22h (horário de Brasília).