terça-feira, 23 de maio de 2023

Galeria Marco Zero anuncia lançamento do livro ‘Lidando com o passado e outros lugares’ de João Câmara


A Galeria Marco Zero novamente abre as portas para a arte do já prestigiado João Câmara, com o lançamento de seu livro ‘Lidando com o passado e outros lugares’, na noite da próxima quinta-feira (25), das 19h até às 22h. Editada pela J.J.Carol Editora, esta obra, cujo preço de lançamento é de R$400, foi criada para agradar leitores exigentes e proporcionar uma experiência única. A Galeria Marco Zero, fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem, no Recife.

Segundo Marcelle Farias, galerista da Marco Zero, a obra apresenta personagens em enredos e cenários que transitam entre o real e o fictício, revisitando a história social e política do século XX no Brasil e no mundo. “Com mais de 100 ilustrações coloridas em suas 544 páginas distribuídas em 2 volumes, Câmara traz em seus 43 contos uma escrita inteligente, sofisticada, irônica e com um toque de humor, além de ilustrá-los com imagens criadas em computador”, afirma a galerista. 

*O ARTISTA* - Nascido na Paraíba e radicado em Pernambuco, João Câmara é um renomado pintor contemporâneo brasileiro. Com ateliê em Olinda, suas obras podem ser encontradas nos principais museus, galerias e coleções públicas e privadas do mundo inteiro. Iniciou os estudos no curso livre de Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco entre 1960 e 1963 e, na mesma década, seus trabalhos ficaram conhecidos pelas figuras humanas com representações de corpos fragmentados, o que conferiu um caráter peculiar aos seus trabalhos. Na década subsequente, ele inicia a série ‘Cenas da Vida Brasileira 1930/1954’ (1974-1976), que hoje configura seu conjunto de obras mais famoso, como também ‘Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara’ (1977-1983), do mesmo período. Em 1986, cria ‘O Olho de meu Pai sobre a Cidade’, em que faz uma homenagem a seu pai e à cidade do Recife, se aproximando mais da cidade, artisticamente. Já no início dos anos 2000, concluiu a série ‘Duas Cidades’, que tem como cenário as cidades de Recife e Olinda; esta última, cidade de domicílio do artista atualmente.

*RETORNO* – Em maio de 2022, o artista teve um recorte de suas obras em ‘João Câmara, nota nova - Ecos de 1967’. A exposição, que tinha o olhar curatorial de Cristiana Tejo, ficou em exposição na galeria por três meses e seu vernissage foi muito prestigiado. “Apesar de ter obras do João Câmara em nosso acervo, estamos honrados de poder trazer de volta o nome dele, com o esse livro que destaca-se por unir literatura e artes plásticas, com figuras históricas e imaginárias se cruzando em lugares e períodos pós-guerra fria, tanto no Ocidente quanto no Leste Europeu”, conta Eduardo Suassuna.

*Sobre a Galeria Marco Zero*
Comandada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Galeria Marco Zero reúne um acervo de diversas vertentes, expressões, períodos e estilos. Entre os destaques, a representação do espólio do pernambucano Gilvan Samico, e a preservação e difusão de nomes do quilate de Abelardo da Hora, Cícero Dias, Gil Vicente, Francisco Brennand, Burle Marx, Vicente do Rego Monteiro, Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Rubem Valentim, José Cláudio e Montez Magno.

A galeria também se corresponde com movimentos mais contemporâneos apresentando trabalhos de Tunga, Miguel Rio Branco, Paulo Pasta, José Damasceno, Rodrigo Andrade, Túlio Pinto, Emmanuel Nassar, Felipe Cohen, Tatiana Blass, Tulio Pinto, Paulo Whitaker. E representa jovens artistas locais como Bozó Bacamarte, David Alfonso, Ianah, Ramonn Veitez e Rayana Rayo, cujos trabalhos estão focados no desenvolvimento de suas poéticas e conectados com questões fundamentais da atualidade. A Marco Zero também abriga uma biblioteca especializada, inclusiva e em constante formação, contribuindo para o exercício da diversidade e a construção e difusão do conhecimento. Fomentar a produção local e descentralizar a circulação da arte para além do eixo Rio-São Paulo ao tempo que estabelece conexões entre a criação local e expoentes nacionais é um dos propósitos do espaço.

*Serviço*
Exposição “Lidando com o passado e outros lugares” – Exposição e lançamento do livro do artista João Câmara 
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem, Recife - PE
Abertura: 25/05 às 19h | Lançamento 25/05 
Horário – 19h às 22h
Valor de lançamento do livro: R$ 400,00
Acesso gratuito