terça-feira, 23 de maio de 2023

Reforma Tributária: o que isso tem a ver com a vida das/os trabalhadoras/es?


💶 Debater a reforma tributária é importante para a classe trabalhadora entender que existe uma necessidade urgente de mudar o sistema tributário do país, de forma justa, já que quem paga mais impostos no Brasil são as trabalhadoras e trabalhadores de baixa renda. 

⚖️ A reforma, que vem sendo proposta pelo governo Lula, tem gerando debate nacional e seu principal ponto de partida é aliviar a carga tributária de famílias pobres, taxar os mais ricos, os lucros e dividendos de pessoas jurídicas e que os trabalhadores e trabalhadoras com renda mais baixas tenham maior isenção nas alíquotas do imposto de renda, entre outras medidas.

🚩*E se tem a ver com a vida da classe trabalhadora, a CUT está inserida na luta*. No mês de abril, a Central, representada pelo presidente Sérgio Nobre, defendeu em audiência na Câmara Federal, uma reforma tributária mais justa, que taxe os mais ricos, os lucros e dividendos de pessoas jurídicas e que os trabalhadores e trabalhadoras com renda mais baixas tenham maior isenção nas alíquotas do imposto de renda, entre outras medidas.

*Como isso mexe na vida da/o trabalhadora/or?* 

‼️ É que o governo federal vem estudando a elaboração de uma proposta de devolução de impostos pagos automaticamente no consumo, ou seja, os impostos embutidos em produtos, em especial, de alimentos, os mais consumidos por esta população. 

📲 Este modelo de tributação e devolução dos impostos seria uma forma de fazer política distributiva, como explicou recentemente o Ministério da Fazenda.

✅ Exemplo: para viabilizar o sistema de devolução, o Cadastro Único (CadÚnico) quer mapear as famílias que seriam beneficiárias. Desta forma, as famílias informariam o CPF na hora da compra e estariam aptas a serem ressarcidas posteriormente, após a verificação de quais impostos foram embutidos naquela compra.

📢 E quem não quer pagar menos impostos? Para isso, brigadistas, nossa mobilização nas redes sociais em defesa de um sistema tributário justo que promova justiça social, é a nossa tarefa.

Imprensa CUT