quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Fase regional do Torneio de Robótica First Lego League para estudantes acontecerá no SESI Paulista

A robótica tem causado grande impacto na sociedade por trazer inovações em diversos setores, principalmente o industrial. Visando atrair o interesse dos estudantes de 9 a 16 anos por essa área e estimular a criação de soluções inovadoras, a etapa regional do Torneio de Robótica First LEGO League chegará a Pernambuco operado pelo quarto ano consecutivo pelo SESI-PE. O campeonato acontecerá na unidade SESI Paulista, com datas a definir, e as inscrições começarão no dia 1º de setembro.

A cada edição é escolhido um tema baseado em um assunto científico do cotidiano e “City Shaper” foi o selecionado para a temporada 2019/2020. Estudantes de 80 países serão desafiados a pesquisar soluções que possam contribuir para o desenvolvimento das cidades, otimizando questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, acessibilidade, desastres naturais, entre outras situações. Os competidores também precisarão construir e programar robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm (linha voltada para educação tecnológica) para cumprir diversas missões. 

As equipes – que poderão ser compostas por alunos de escolas públicas ou particulares, grupos de amigos ou times de garagem – deverão ter entre dois e 10 participantes, além de dois treinadores (um sendo suplente). Para a etapa regional pernambucana, há 40 vagas. A taxa de inscrição custará R$ 100, e as melhores equipes serão classificadas para o torneio nacional.

Durante o campeonato, os participantes precisarão trabalhar em sintonia e mostrar capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico através das categorias desafio do robô, design do robô, projeto de pesquisa e valores. As equipes serão avaliadas pelo desempenho através de conceitos definidos pelos juízes.

Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a robótica pedagógica desperta o protagonismo infantil e permite os alunos participarem ativamente da construção da aprendizagem. “Desde 2006, o SESI adota a robótica educacional em sala de aula por proporcionar um aprendizado multidisciplinar, facilitar a compreensão de conteúdos curriculares, enaltecer o trabalho em equipe e formar cidadãos com competências essenciais para o futuro. No torneio, os estudantes vão aliar aprendizado e prática, bem como exercitar a criatividade e compartilhar descobertas”, comentou.

Além de Pernambuco, outros 13 estados também sediarão as etapas regionais: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Todos os detalhes referentes ao desafio, regras e documentos estão disponíveis no site oficial: www.sesi.org.br/robotica. Outras informações pelo telefone (81) 3412-8344 ou pelo e-mail gislenne.araujo@sistemafiepe.org.br

Imprensa SESI PE