segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atendimento psicológico online traz novas possibilidades e tema de encontro terça (dia 27) nas comemorações do Dia do Psicólogo

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro” já dissera o psicólogo austríaco Sigmund Freud (1856-1939), a quem é creditado à fundação da psicanálise, um mestre que deu passos mais largos do que imaginamos à ciência e à prática terapêutica que fundamenta a importante necessidade do ser humano se expressar e ser ouvido. Com um trabalho que influenciou consideravelmente a psicologia contemporânea, Freud foi o primeiro terapeuta a escrever cartas para seus clientes, numa tendência e processo da terapia que se intitula hoje “terapia online”. Apesar do conceito não ser muito novo, ele ganha cada vez mais adeptos no Brasil, desde que começou a ser aplicado na década de 70 na Europa e nos Estados Unidos, e proporciona novas proporções para profissionais e pacientes brasileiros com a resolução CFP (Conselho Federal de Psicologia) nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico online e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.
“O atendimento psicológico online é uma tentativa de várias diferentes práticas, que existem, desde a década de 70 na Europa e nos EUA, através de textos. Naquela época, o paciente enviava textos e o terapeuta analisava as respostas em tempo real para ver as necessidades. E, ao longo de algumas décadas, alguns países foram desenvolvendo esse trabalho que chegou no Brasil, no início dos anos 2000, numa demanda para alguns profissionais da psicologia por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia sobre essa questão”, diz o psicólogo Glaudston Lima, professor da Faculdade Esuda. De acordo com o especialista, este é um tipo de atendimento que usa instrumentos de formação e comunicação para mediar essa relação terapêutica, comprovada por estudos e pesquisas fora do país que apresentam resultados em casos específicos como cenários de depressão, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, entre outros. Por isso, o assunto é foco na próxima terça (dia 27) das comemorações do Dia do Psicólogo pela Faculdade Esuda com ampla programação dentro do evento “Do psicólogo (a) - A Psicologia e seus olhares para o mundo”, a ser realizado no horário da manhã e da noite, para profissionais, estudantes e público geral interessado no tema. E a questão não é à toa, afinal, desde o dia 14 de novembro de 2018, os 323,7 mil profissionais cadastrados no site do Conselho Federal de Psicologia foram autorizados a usar as plataformas virtuais para atender seus pacientes.
A nova regulação amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação – TICs (como Skype, WhatsApp e Hangouts), para atender seus pacientes sem restrição de assunto ou limite de tempo e sessões. “O Conselho Federal está começando a liberar este tipo de atendimento, que anteriormente contava com algumas restrições. Agora, sua aplicação envolve a prestação de serviços gerais da psicologia, da psicoterapia. Com isso, o conselho tem orientado profissionais sobre a temática do sigilo, contrato e as questões de pacientes específicos. E, diante dos novos cenários, é necessário trazer essas novas perspectivas para dentro da formação de psicologia, mostrar novas práticas e outros campos de trabalho para estudantes e discutir questões técnicas que fundamentam a atuação hoje como tecnologias mais seguras, recursos que se apresentam”, enfatiza.
Mas, dentro da agenda do evento há oficinas, rodas de conversa e exibição de documentário, aberto a discussão com os presentes quanto a perspectiva psicológica. A proposta é trazer diversos temas, práticas, técnicas e propostas terapêuticas que possam contribuir com a formação profissional e com a atuação dos psicólogos pernambucanos. “O curso de Psicologia da Faculdade ESUDA comprometido com a formação crítica, ética e reflexiva dos seus alunos e procurando sempre integrar a sociedade aos temas relevantes e atuais discutidos na academia, convida a todos e todas a participarem das comemorações do Dia do Psicólogo na ESUDA”, reforça a professora Ângela Waked de Brito, coordenadora do cursos. O evento é aberto ao público e a inscrição pode ser realizada na instituição na hora. 

PROGRAMAÇÃO:

* Oficinas

- Oficina de Shaja Yoga - Professor Ricardo Mucinic
- Oficina de Teatro- Professora Doutora Maria de Fátima Costa
- Oficina de Técnica de Mandala de Palavras - Professor Doutor Pedro Figueiredo
- Oficina “A contribuição da Ludoterapia na Reabilitação de Déficits Cognitivos” - Professora Edna Souza

* Rodas de conversa:
- Trabalhando com Gênero e Sexualidade na Psicologia - Professora Raíssa Falcão;
- Psicologia Perinatal: novas possibilidades de atuação em Psicologia - Professora Doutora Camila Cordeiro;
- Atendimento on-line - professores Glaudston Lima e Angela Baia;
- Como melhorar a conversa entre Psicologia e Psiquiatria - Professor Pedro Wanderley

* Exibição:

Documentário: estou me guardando para quando o carnaval chegar - Professora Tatiana Lima

SERVIÇO
Evento:  DO PSICÓLOGO (A) - A PSICOLOGIA E SEUS OLHARES PARA O MUNDO
Público Alvo: Comunidade acadêmica ESUDA, profissionais da psicologia e comunidade em geral
Valor: Gratuito
Informações: Coordenação de Psicologia
Data do evento: Terça-feira, dia 27/08
Período: Manhã e Noite