segunda-feira, agosto 26, 2019

Sesc tem semana geek na Região Metropolitana do Recife

Um mercado que impulsiona, apenas com licenciamento, R$ 18 bilhões anualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento, o universo geek vai ganhar programação gratuita nas bibliotecas de unidades do Sesc na Região Metropolitana do Recife nesta semana. 

Na quinta-feira (29/08), o Sesc Santo Amaro terá atividades nos turnos da tarde, com 50 vagas, e da noite, com quantidade livre, tendo como tema as Histórias em Quadrinhos e Mangás. Às 15h, a blogueira e cosplayer Maria Oliveira vai falar sobre “Arquétipos femininos nos animes/mangás: representatividade ou estereótipos”. Às 19h30, Guilherme Gomes, Mário Victor Tavares, Paulo Silva e Rudá Braga, do podcast Caranguejo Coletivo, vão traçar diferenças e semelhanças entre os heróis de HQ e Mangá.
 
O RPG (Role Playing Game) é a temática do Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A partir das 14h da sexta-feira (30/08), a integrante do Sindicatos dos Aventureiros vai falar sobre o jogo que leva os participantes a entrar na história ao encenar personagens e seguir orientações do mestre. Para esta ação, é preciso realizar inscrição pelo https://forms.gle/LsTR1nPS3FrfaePp8. São 25 vagas e direcionadas a quem possui mais de 12 anos.
 
A programação geek do Sesc vai culminar com uma tarde de atividades na unidade de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Lá, a partir das 14h, haverá ações em polos distribuídos e simultâneos. Durante o evento, serão oferecidas palestras e oficinas, como “RGP e criação literária”, “Como a cultura geek está transformando a cultura pop”, “Terror e subgêneros’, “Cosmaker”, “Quadrinhos e encadernações”, entre outros temas.
 
São 45 vagas por palestra e 15 por oficina. Para ambas, é necessária inscrição pelo formulário: https://forms.gle/kRg8nLN31oYnqkJn8. Além das formações, haverá competições de videogame, como Just Dance e Fifa, jogos de tabuleiro, concurso de cosplay com expectativa de receber até 30 participantes, apresentação de grupos de K-pop, feiras de livros e de produtos geek.
 
Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.