segunda-feira, agosto 26, 2019

Casamento comunitário gratuito em São Lourenço da Mata

Moradores de São Lourenço da Mata e de municípios vizinhos poderão participar do mutirão de serviços gratuitos ofertados pelo Colmeia Comunidade, do Sesc. A ação ocorre nesta sexta-feira (30), das 8h às 16h, na Escola Municipal Ministro Apolônio Sales. Um dos destaques desta edição será a realização de um casamento comunitário para 50 casais. A cerimônia está prevista para outubro, no Sesc, e os interessados em oficializar o relacionamento devem comparecer no dia da ação.
Para dar entrada no processo, os noivos devem apresentar certidão de nascimento ou casamento com averbação e cópia da sentença de mandado de divórcio da relação anterior, caso ambos, ou um deles, sejam divorciados; certidão de união estável, se tiver; originais e cópias de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. É preciso informar ainda dados dos pais dos noivos, como nome completo, data de nascimento, idade, escolaridade, naturalidade, profissão e endereço. Além disso, são necessários os originais de RG, CPF e comprovante de residência das duas testemunhas. Ao todo, serão três polos para atender o público.
No Polo Saúde, será oferecido exame citológico, mamografia e atendimentos médicos - clínico, pediátrico, dermatológico e nutricional -, além de testes rápidos de glicemia, de HIV, de sífilis e de hepatite. Também vai haver aferição de pressão arterial, avaliação funcional e nutricional, refração oftálmica, higiene bucal, tipagem sanguínea e vacinação, além de orientações sobre tuberculose e hanseníase.
Já no Polo Cidadania, haverá emissão de segunda via do RG, com distribuição de 150 fichas, do CPF e certidões de nascimento, casamento e óbito. No espaço, o público vai poder fazer o cartão de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Único, Defensoria Pública da União, com a presença de promotores de justiça que darão entrada as demandas do cliente, alerta celular e casamento comunitário. O local ainda contará com uma sala do empreendedor, que vai formalizar microempreendedores individuais. Enquanto no Polo Bem-estar, haverá alongamentos, aulas de dança, cortejo cultural, corte de cabelo, barbearia, esmaltação, higienização da pele e massoterapia.
O projeto é uma parceria entre o Sesc e a Rede Globo Nordeste. A iniciativa leva as ações de saúde e cidadania para crianças, jovens, adultos e idosos de baixa renda que residem no Recife e Região Metropolitana, atuando de forma mais direcionada.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Colmeia Comunidade
Data: 30 de agosto
Horário: 8h às 16h
Mutirão: Escola Municipal Ministro Apolônio Sales
Endereço: Av. Oito de Maio, 38 – Chã da Tábua/Centro.
Entrada gratuita
Informações: (81) 3525-9033