quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Conheça os serviços ao eleitor disponíveis no site do TRE-PE

Através da página é possível emitir certidões, agendar serviço de alteração de dados, justificar ausência às eleições, emitir boletos para quitar multas eleitorais e consultar local de votação

O site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) oferece diversos serviços e informações para o cidadão dispostos na aba Eleitor e Eleições que fica localizada na barra superior do portal. Todos os serviços disponíveis na internet são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. Para emitir ou validar documentos pela internet é necessário preencher todos os campos do formulário de emissão ou validação.

Através do portal, é possível solicitar agendamento para diversos serviços como alistamento eleitoral (1º título), revisão (atualização de dados e biometria), emissão de segunda via, transferência e recadastramento biométrico.

A seção Certidões dispõe de links de acesso a composição partidária, permitindo consultar certidões de filiação partidária e ainda imprimir e validar certidões de crimes eleitorais, certidão negativa de alistamento e de quitação eleitoral.

O site também possibilita que os eleitores verifiquem a situação do seu título eleitoral e o local de votação através das abas “Situação Eleitoral” e “Título e Local de Votação”. As consultas podem ser realizadas tanto pelo nome como pelo próprio número do título.

Para os eleitores que precisam justificar a sua ausência nas urnas no dia de eleição, o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido gratuitamente pela página do TRE-PE. O site ainda emite o boleto referente a quitação de multas perante a Justiça Eleitoral através da aba Débitos do eleitor.

Já para realizar o serviço de alteração de dados cadastrais no título de eleitor como nome, data de nascimento, nome do pai ou mãe, é necessário solicitar agendamento prévio pelo site do TRE-PE e comparecer ao cartório Eleitoral do qual é eleitor no dia marcado, munido do Título Eleitoral anterior e documento que comprove a alteração dos dados solicitados.

Para solicitar a inclusão do nome social e a atualização da identidade de gênero também é preciso fazer agendamento prévio através do site. No dia agendado, o eleitor ou eleitora deve comparecer ao cartório apresentando um documento de identificação com foto e comprovante de residência (original e recente).

Imprensa TRE PE