quinta-feira, agosto 22, 2019

Caruaru lança programação da 4ª Fenagreste e reafirma crédito para professores municipais


A prefeita Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (21), a programação da quarta edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru. O anúncio aconteceu durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Ricardo Leitão; do representante da Andelivros, Afonso Carvalho, do ex-governador João Lyra Neto, além dos secretários municipais e imprensa em geral.

Com o tema Palavra: do impresso ao digital, a feira literária contará com a participação de 50 editoras e distribuidoras de livros, num espaço de cinco mil metros quadrados. A 4ª Fenagreste homenageará o advogado e ex-ministro Fernando Lyra (in memoriam); e Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, nome reconhecido na cultura popular e no teatro de mamulengos.

Durante a coletiva, Raquel Lyra assegurou, por mais um ano, o bônus de R$ 300 para que professores e técnicos em educação adquiram livros da feira. “É um investimento de R$ 850 mil para que nossos educadores da rede pública municipal tenham condições de comprar livros, que servirão para aperfeiçoar o conhecimento deles e melhorar o desempenho nas salas de aulas”, destacou.

Outra novidade, destacada pela prefeita, é que os escritores caruaruenses terão a oportunidade de lançarem seus títulos gratuitamente em um espaço exclusivo da Prefeitura de Caruaru. “Nossa cidade tem uma representatividade expressiva no tocante a literatura nacional, portanto, durante a feira literária, que já é o maior evento do interior de Pernambuco, os nossos escritores terão espaço garantido para mostrarem os seus trabalhos”, anunciou Raquel.

Ricardo Leitão destacou o envolvimento da população de Caruaru com a Fenagreste, estimando uma expectativa de público de 20 mil pessoas por dia. “Estamos trazendo como tema principal da feira a evolução da palavra, do impresso ao digital. A programação proposta dialoga com essa temática trazendo questões como o letramento literário em ambiente digital e como vem se dando a alfabetização com o apoio dos meios digitais, entre outros aspectos”, ressaltou.

A programação é gratuita e incluirá palestras com autores de renome nacional, rodas de leituras, oficinas, workshops, capacitação para professores e lançamentos. As atrações artísticas ficarão por conta de nomes como Maestro.


Imprensa Caruaru