terça-feira, 31 de julho de 2018

Oferta de produtos de beleza para homens cresce em Pernambuco

O mercado de beleza masculino não para de crescer. Segundo a Euromonitor Internacional, desde 2012, a venda de produtos para homens vem crescendo a uma média de 11,2% ao ano, atingindo US$ 6,2 bilhões em faturamento em 2017 na América Latina. Atualmente, o Brasil já é segundo maior consumidor do mundo de produtos masculinos, atrás apenas dos Estados Unidos.


Esses dados revelam mudança de comportamento do homem brasileiro que, cada vez mais, está superando os preconceitos gerados pelo machismo e passando a demonstrar maior preocupação com a aparência e o cuidado pessoal.


Em Pernambuco, o reflexo disso pode ser verificado na oferta de produtos específicos para o público masculino na Feira da Beleza do Nordeste - Hairnor 2018 –, que será realizada na próxima semana, de 4 a 6 de agosto , no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.


Em sua 9ª edição, o evento apresentará uma grande variedade de produtos específicos para o público masculino. No começo, esse tipo de produto não era encontrado nos estandes da feira.
Além disso, o evento, que antes era visitado praticamente só por mulheres, agora está atraindo também um grande número de homens. São barbeiros e consumidores que vão conhecer as últimas novidades em produtos e as tendências em cortes de cabelo e barbas que estão na moda.


Outro indicativo da mudança de comportamento masculino da região é a onda de barbearias que invadiu os bairros das grandes e médias cidades. Hoje pode-se encontrar várias barbearias disputando clientes na mesma localidade. São salões que oferecem uma ampla gama de serviços para o trato de barba e cabelo, além de atrações como sinuca, vídeo game, petiscos e bebidas. 


Há pouco tempo atrás, a maioria dos homens que necessitavam cortar o cabelo tinha que disputar espaço com as mulheres em salões unissex. E para dar um trato na barba era mais difícil. As alternativas eram as poucas barbearias tradicionais existentes em locais mais distantes ou em mercados públicos, que não ofereciam muito conforto ou serviços como coloração ou aplicação de luzes.