sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Funase promove ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida

 

Adolescentes e funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), estão participando de ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha de valorização da vida. Nesta quarta (8), houve uma ação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte.

A atividade contou com a participação de psicólogos da unidade e de quatro socioeducandos. Foi realizada uma roda de conversa com os adolescentes visando à discussão da importância de se falar sobre o tema e o papel da mídia na promoção desses diálogos, o que pode contribuir com a prevenção ao suicídio e com a desmistificação do fenômeno da depressão, por meio de campanhas.

“O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens. Com a privação de liberdade, muitas vezes, afloram sintomas de problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade. Trazer à tona esses discursos sobre saúde mental e prevenção ao suicídio fortalece nossos adolescentes a enfrentar dificuldades silenciosas vivenciadas por eles e por muitos em nossa sociedade. Falar é a principal fonte de cura”, ressaltou Karolyne Bezerra, coordenadora técnica do Case Timbaúba.

CAMPANHA – O Setembro Amarelo surgiu com o propósito de jogar luz sobre a prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em todo o mundo. Em muitos casos, há possibilidade de prevenção. Falar a respeito é a melhor forma de indicar caminhos de ajuda a quem precisa.

lmprensa Funase