quinta-feira, 13 de novembro de 2025

📈 Assaí reduz alavancagem ao menor nível desde 2021 e avança em rentabilidade no 3º trimestre de 2025


O Assaí Atacadista, maior empresa brasileira do varejo alimentar, divulgou os resultados do 3º trimestre de 2025 com números que reforçam sua solidez financeira e crescimento sustentável. A companhia registrou lucro líquido de R$ 195 milhões (pré-IFRS16), com margem líquida de 1,0%, e EBITDA de R$ 1,1 bilhão, com margem de 5,7%, representando um crescimento de 6,0% em relação ao mesmo período de 2024.

📊 No acumulado dos últimos 12 meses, o EBITDA cresceu 12%, refletindo disciplina de custos e uma estratégia voltada à eficiência operacional. A alavancagem caiu ao menor patamar desde 2021, mesmo em um cenário de deflação alimentar e pressão sobre o poder de compra.

💬 “Mantemos o foco na disciplina financeira e na eficiência operacional, atentos às mudanças do cliente e às oportunidades que trazem evolução ao Assaí”, destacou o CEO Belmiro Gomes.

💰 Outros destaques do trimestre:
- Faturamento de R$ 20,8 bilhões (+2,7% vs. 3T24)  
- Lucro bruto de R$ 3,2 bilhões, com margem de 16,7%  
- Expansão do mix de serviços: 751 unidades de açougue, padaria e empório de frios  
- Crescimento da base de clientes no app Meu Assaí, com frequência 44% maior e gasto médio 28% superior

🌱 Avanços em ESG  
O Assaí definiu a meta de “aterro zero” até 2035, elevou o reaproveitamento de resíduos para 45,5% e ampliou o programa Destino Certo para 294 lojas. A empresa também foi reconhecida como a marca mais lembrada nos setores de supermercado e atacado pela pesquisa Datafolha Top of Mind, pelo 4º ano consecutivo.

🏪 O trimestre encerrou com a inauguração das primeiras novas lojas previstas para 2025, em São José do Rio Preto e Osasco (SP), dentro do cronograma de 10 aberturas até dezembro.

🏢 Sobre o Assaí Atacadista  
Com mais de 300 lojas em todo o Brasil e 90 mil colaboradores(as), o Assaí é a única empresa de atacarejo com ações negociadas na B3 (ASAI3). Reconhecida como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (GPTW), a companhia também atua com o Instituto Assaí, promovendo ações sociais em empreendedorismo, esporte e segurança alimentar.

🔗 Para mais informações e contato com a assessoria de imprensa, acesse: www.assai.com.br/imprensa