quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Bariátrica revisional: uma segunda chance para solucionar o reganho expressivo de peso e os problemas de saúde

A cirurgia bariátrica é uma das últimas alternativas para os pacientes obesos que já tentaram, sem sucesso, diversas formas de emagrecimento. A perda de peso além de proporcionar a melhora da saúde controlando o diabetes e a pressão arterial significa também, o resgate da autoestima. No entanto, mesmo após esse procedimento, a situação pode tornar-se preocupante novamente, com o reganho expressivo de peso. E é, neste momento, que o paciente tem a possibilidade de uma segunda chance com a Cirurgia Bariátrica Revisional.

De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França esse procedimento tem como objetivo reparar o problema que está contribuindo para o retorno da obesidade e para outros males relacionados à saúde, como o diabetes e a hipertensão. “A cirurgia revisional é um método usado para ajudar os pacientes que apresentaram algum problema após a realização da bariátrica, como um resultado abaixo da expectativa”, salienta.

A Cirurgia Bariátrica Revisional ocorre em casos específicos e que precisam ser analisados com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, que investigará quais são as causas do problema e a necessidade de optar pelo procedimento cirúrgico. “O paciente é submetido ao procedimento para melhorar a qualidade de vida e reverter o reganho de peso, já que a obesidade acarreta comprometimento da saúde e hoje, é um dos fatores de risco para a Covid-19”, destaca Walter França.

Os motivos que podem levar a Cirurgia Bariátrica Revisional são a não adaptação do paciente à técnica utilizada inicialmente e o reganho expressivo de peso devido a hábitos inadequados, sedentarismo e má alimentação que podem levar o paciente de volta a obesidade e aos problemas de saúde.

Segundo Walter França o sucesso do procedimento dependerá de uma análise prévia detalhada do quadro e do que é mais apropriado ao paciente e de que, o mesmo, cumpra com todas as orientações médicas. “É preciso que o paciente siga uma dieta e esteja atento aos alimentos que podem ser consumidos e conte com a orientação de uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, nutrólogo, psicólogo e cirurgião para garantir o sucesso do procedimento, mais qualidade de vida e bem-estar”, reforça.

SERVIÇO:

Cirurgião Bariátrico Walter França
(81) 3423.9796/ 3423. 9272