quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Recife é destaque nacional em práticas educacionais bem-sucedidas

O programa Brinqueducar da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife é um dos destaques na segunda edição da Revista Inspirações: educação brasileira. A produção da Mind Lab, líder mundial no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias educacionais inovadoras, em parceria com a Humus, consultoria focada em cursos e soluções para instituições de ensino, será lançada virtualmente amanhã (quarta,19), às 16h, por meio do canal do Youtube, no link: https://youtu.be/CBZBTi9foqo.

A publicação deste ano reúne práticas bem-sucedidas implementadas em 18 escolas privadas e públicas de todo Brasil. A Revista Inspirações busca mostrar diferentes práticas pedagógicas que deram certo e inspirar líderes, professores e educadores a pensarem em melhorias, tendo em vista suas próprias realidades. As iniciativas presentes na publicação podem ser reaplicadas em outras escolas e incentivam estudantes e equipes envolvidas.

“O programa utiliza brinquedos, jogos, livros e equipamentos de playground para acelerar o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. As ferramentas usadas favorecem o desenvolvimento da psicomotricidade, da socialização, da criatividade e aceleram o processo de alfabetização e letramento”, ressaltou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife. O Brinqueducar iniciou em 2017 e, desde então, 18 mil crianças da Educação Infantil já passaram pelo programa.

A diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, explica que “a Revista Inspirações nasceu da nossa vontade de aproximar líderes educacionais de projetos inovadores, que tem transformado a realidade de muitas escolas por todo Brasil”, explica. “Acreditamos que, ao compartilhar referências exitosas, que ocorreram em ambientes e cidades tão diversas, independentemente dos recursos disponíveis, estamos auxiliando na construção de uma educação cada vez melhor e impactando na qualidade do ensino oferecido a todos os estudantes do nosso país”.

O evento contará com a participação de gestores, profissionais da educação e secretarias de educação de vários estados brasileiros que irão partilhar detalhes e aprendizados dos projetos desenvolvidos. A Revista completa está disponível neste link (https://conteudo.mindlab.com.br/hubfs/e-book-inspiracoes%20brasileiras.pdf).

Imprensa Recife