quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Escola de Controle Interno oferece 110 vagas para cursos online em setembro

Retomando a oferta de cursos próprios, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) divulga o calendário de capacitações para o mês de setembro. Nesse período, serão oferecidas 110 vagas nas temáticas de “Básico de prestação de contas”, “Suprimento individual e institucional – execução da despesa e prestação de contas”, “Tomada de Contas Especial – aspectos da resolução TC nº. 36/2018” e “Introdução à comunicação não violenta e à mediação de conflitos em ouvidorias”. Todos os cursos serão trabalhados no formato online, por meio da plataforma Microsoft Team.

Abrindo o cronograma, de 1 a 4 de setembro, está programada uma turma fechada para 20 profissionais que atuam na Rede Estadual de Ouvidorias. A capacitação atende à Lei estadual nº 16.420/18, a qual orienta que as Ouvidorias de cada órgão ou entidade tem como atribuições promover a adoção de mediação e conciliação entre o usuário e o órgão ou entidade pública. As aulas serão ministradas das 14h às 17h30 por Luciana Silva, gestora governamental de Controle Interno e coaching integral sistêmico.

Já as capacitações em Prestação de contas e Tomada de Contas Especial (Tcesp) ocorrerão no mesmo período, de 14 a 18 de setembro. Na primeira, as aulas ocorrem das 8h30 às 12h e têm como instrutora Simone Leite, chefe da Unidade de Contas do Governo da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). A segunda está marcada para o turno da tarde, tendo à frente o gestor governamental de Controle Interno, Daniel Tiné.

Encerrando a programação, entre os dias 21 e 25, o coordenador de Orientação e Contas de Governo, também da DOGI/SCGE, Jamerson Souza, comandará a turma de suprimento individual e institucional. As inscrições para os três cursos, cada um com 30 vagas disponíveis, estão abertas para os servidores do Poder Executivo estadual e devem ser feitas pelo site do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no www.cefospe.pe.gov.br.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a PCPE, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

Imprensa SCGE