quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Procon Recife alerta consumidores para golpe de empréstimo com pagamento de taxas antecipadas

O Procon Recife alerta os consumidores sobre os cuidados para não cair no golpe do empréstimo. Nas últimas semanas o órgão municipal de defesa do consumidor tem recebido denúncias de usuários que foram vítimas dos estelionatários. Segundo as informações dos consumidores, ao tentarem contratar empréstimos através de lojas nas redes sociais, recebem ligações na qual a suposta empresa oferece condições atrativas e sem burocracia. Os golpistas usam nomes de instituições financeiras conhecidas para aplicar o golpe do falso empréstimo.

Logo após a assinatura do suposto contrato, os golpistas informam que o consumidor precisa pagar uma taxa, alegando que precisa pagar certidões e agilizar a liberação do dinheiro. Após o pagamento do valor pedido, ainda solicitam outros valores dizendo ser referente ao Imposto de Operações Financeiras (IOF). Então, rompem qualquer tipo de contato e o consumidor é lesado com a perda financeira.

“Essa conduta de pagamentos antecipados em contratação de empréstimos é proibida pelo Banco Central. Então, o consumidor deve sempre suspeitar de golpe nesses casos, porque uma empresa séria não faria esse tipo de cobrança.”, explica Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

Para tentar reaver o dinheiro, o consumidor deve primeiramente abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.) - na delegacia ou através do site https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/ . Depois, com os dados da empresa, poderá abrir uma reclamação no Procon, anexando o B.O. “O grande problema é que a maioria das pessoas não se atenta às informações de endereço físico e CNPJ da empresa, e sem um endereço físico o Procon não tem como notificar e processar.”, explica Ana Paula.

Vale lembrar que o Procon Recife está fechado para atendimento presencial. Para abrir um processo/reclamação no Procon Recife é necessário preencher o formulário no LINK: www.is.gd/procononline. Reclamações podem ser feitas através do email procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.



Fique atento

Para não cair no golpe, o Procon Recife orienta a duvidar das opções de créditos rápidos e pagamentos de taxas em contas de pessoas físicas.

Sempre desconfiar de ofertas muito vantajosas e nunca realizar nenhum pagamento antecipado.

Realizar pesquisa sobre a empresa que está oferecendo o empréstimo, verificar se o endereço físico e CNPJ são verdadeiros e nunca fornecer a desconhecidos os dados pessoais.

O Procon Recife alerta ainda que, nos casos de golpes, o consumidor deve procurar de imediato a Polícia Civil e informar que foi vítima de estelionatários. É importante fornecer à polícia o número de conta bancária e outros detalhes do falso empréstimo.




Imprensa Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário