segunda-feira, 26 de março de 2012

Morre cantor sertanejo João Mineiro

A saudade cantada por João Mineiro na canção “Ainda hoje chorei de saudade” é o sentimento que fica para a família, os amigos e os fãs de João Sant’Ângelo, que morreu aos 76 anos na noite de sábado (24) em Jundiaí.

Mineiro de Andradas, o músico começou a carreira em 1959 ao lado de Zé Goiás, mas se consagrou quando formou dupla com Marciano à partir de 1970, com músicas como "Viola está chorando" e "Seu amor ainda é tudo". A dupla se desfez na década de 1990 e João Mineiro chamou José Domingos de Aquino, conhecido como Mariano, para cantar com ele.

Fã incondicional do cantor, Mariano era caminhoneiro e fazia covers da dupla Brasil afora. “Teve um dia que ele me viu cantar, me convidou para formar a dupla e ficamos mais de 20 anos na estrada. Eu só tenho que agradecê-lo e pedir a Deus que ele vá para o melhor lugar possível”, afirma o cantor de 56 anos.

João Mineiro morava há 20 anos em Campo Limpo Paulista, na Vila Olímpia, e era vizinho do parceiro de palco. Na segunda-feira (19) ele reclamou de fortes dores na barriga e foi levado até o Hospital Municipal de Campo Limpo. O cantor foi medicado e transferido para o Hospital Paulo Sacramento na terça-feira (20), onde foi diagnosticada uma infecção na vesícula. João Mineiro teve quadro de infecção generalizada e estava na UTI respirando por aparelhos até que morreu em decorrência de uma parada cardio-respiratória, por volta das 23h30 de sábado. O cantor tinha problemas de diabetes e hipertensão arterial.

Mariano conta que conversou com o amigo antes de ele morrer, na noite de sábado. “O médico disse que mesmo entubado ele estava me ouvindo. Disse para ele ficar tranquilo quanto a agenda de shows, que eu vou cumprir, e também falei que estaria com ele onde é que ele for”. João Mineiro deixa dez filhos, sendo oito do primeiro casamento com Eugênia Sant’Ângelo e duas meninas do casamento com a segunda esposa Luciana Aparecida da Silva, com quem vivia há 15 anos.

A dupla tinha uma turnê marcada pela Bahia no mês de junho. Mariano afirma que a grande lição que João Mineiro deixa é o carisma. “Eu aprendi demais com ele. Era um artista extremamente carismático e humilde”. O corpo de João Mineiro foi velado no velório municipal Adamastor Fernandes. Teodoro, da dupla Teodoro e Sampaio, esteve presente e Mariano recebeu diversas ligações da comunidade sertaneja. A morte do cantor também foi um dos assuntos mais comentados no Twitter na tarde de ontem. O corpo será enterrado hoje no cemitério municipal de Andradas.

Diário SP