segunda-feira, 26 de março de 2012

Prêmio MPE Brasil reconhece campeãs em gestão

“Todos são vitoriosos. Podem ter certeza que sairão daqui com grande aprendizado. A série histórica deste evento se aprimora ano após ano. Dez anos atrás era mais difícil discutir sobre gestão do que hoje”. Com essas palavras o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, saudou os 143 empresários que disputaram a edição nacional do MPE Bra sil 2011 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Os 10 empreendimentos premiados foram conhecidos na noite desta sexta-feira (23), em evento realizado no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital da República.

O MPE Brasil reconhece as melhores práticas de gestão nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio, além dos destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social e Inovação (veja aqui quem são as vencedoras). Os vitoriosos representaram Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O MPE é uma realização do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), da Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O processo de avaliação considerou a qualidade da gestão, a capacidade empreendedora e os resultados alcançados pelas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ. A edição 2011 do MPE Brasil registrou mais de 58 mil inscrições. Os empreendimentos vencedores foram avaliadas por 66 examinadores voluntários.

Além do presidente do Sebrae, participaram da cerimônia de premiação o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, o presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca, o diretor da entidade, Erik Camarano, o diretor-executivo do Instituto Gerdau, José Paulo Soares Martins, o presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, e Mauro Figueiredo, presidente do Conselho Curador da fundação.

O prêmio é um incentivo às MPE brasileiras na busca pela excelência e no investimento em boas práticas de gestão. O presidente do conselho de administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, lembrou que mais de 90 por cento dos empreendimentos no Brasil são formados por micro e pequenas empresas. “O mais importante é que nós, juntos, não percamos a fé de desenvolver cada vez mais a qualidade dos nossos serviços para conquistarmos cada vez mais espaço”, disse Gerdau aos mais de 500 convidados que lotaram o local do evento.

O superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, parabenizou o esforço dos gestores e avaliadores voluntários que participaram do MPE Brasil 2011, que alcançou resultados “tão expressivos que não tem paralelo no mundo”, destacou.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, disse que “o prêmio demonstra na prática que a pequena empresa pode ser eficiente, ter excelente gestão e ser altamente competitiva”. O vencedor na categoria Serviços de TI, Edney Mossambani, dono da Acction, disse em seu discurso que participou do MPE Brasil pela primeira vez em 2007, quando ficou em 17º lugar. “Hoje estamos aqui para recebermos esse prêmio e dizer a vocês: voltem e trabalhem duro porque isso pode trazer momentos inesquecíveis”, recomendou aos empresários que não ganharam o prêmio na edição de 2011.

Agência Sebrae de Notícias