terça-feira, 23 de março de 2021

"Eu, Mulher" traz histórias de superação em relacionamentos abusivos

 

Este espetáculo promove um encontro virtuoso entre a dramaturgia do corpo da bailarina e intérprete Heloísa Duque e o som do instrumentista Pedro Huff com seu violoncelo. A exibição ocorre no dia 25 de março às 20h pelo YouTube. Esse encontro tornou-se possível graças à aprovação do projeto em edital da Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura de Pernambuco. A Lei Aldir Blanc foi criada para minimizar os efeitos drásticos causados pela pandemia na área cultural e está colaborando para que os artistas no Brasil não estejam desamparados neste período sem apresentações ao vivo.

“Eu Mulher” é o sexto monólogo que o ator e dramaturgo Eric Valença dirige, sendo o primeiro adaptado para um formato online, após ter realizado obras que estiveram em cartaz em diversos palcos no Recife. “Este é um tópico que já venho pesquisando e desenvolvendo desde o espetáculo ‘Trilogia do Feminicídio’. É uma pesquisa voltada às mulheres advindas da violência, da resiliência, transformação e das provocações que isso causa em seu corpo", explica Eric.

Heloísa Duque, que há 30 anos criou a Cia Vias da Dança, se inspirou na sua própria história para criar o espetáculo “Eu Mulher” convidando Eric Valença para trabalhar juntos criando um laboratório sobre o que era ser uma mulher que sozinha segurou uma companhia de dança tão renomada na cidade. “Inicialmente seríamos três bailarinos, mas por causa da pandemia, o espetáculo acabou virando um trabalho solo”, revela Heloísa, que desde 1998 não subia no palco. “No espetáculo temos essa mulher na família, na sociedade, nas relações interpessoais, na maternidade e no amor. A minha própria história representa a história de tantas outras mulheres. Foi assim que surgiu ‘Eu Mulher’", conta.

A participação do violoncelista Pedro Huff na trilha do espetáculo aconteceu de uma forma meio improvisada. "Fui convidado para fazer a trilha sonora já no primeiro ensaio. Foi ótimo porque o diretor chegava na minha orelha e dizia o que estava acontecendo para uma cena de sexo ou em uma cena de ninar um bebê. Fizemos diversos ensaios e logo formamos um duo de jazz com Helô em improvisos estruturados”, lembra Huff. O músico acrescenta que chegaram a um nível de sincronia maravilhoso: “O som do violoncelo é quase uma fala dela e a expressão da dança sai de dentro do som. É uma simbiose muito louca e acaba que nenhuma performance é igual a outra", reforça.

Sobre a Companhia

Fundada em 1992, a Cia Vias da Dança é uma das principais companhias de dança de Pernambuco, tendo alcançado projeção nacional de seus trabalhos. Investindo há mais de duas décadas na formação de bailarinos, a companhia inclui na preparação dos seus elencos, aulas de balé clássico, jazz, barra-solo e atividades que estimulam o desenvolvimento psicossocial e intelectual de cada um dos integrantes participantes dos projetos socioculturais promovidos pela companhia.

No repertório da Vias da Dança, são comuns obras criadas por coreógrafos convidados, o que acaba por propiciar aos intérpretes uma versatilidade ímpar. Trabalhando com criadores diversos e com processos bem distintos, mas contando sempre com a direção e o trabalho técnico-pedagógico da fundadora Heloísa Duque, a companhia preserva uma movimentação característica, mas consegue se reinventar a cada nova criação.

Sobre a equipe

Heloísa Duque é bailarina, coreógrafa, psicóloga, professora e fundadora da Cia. Vias da Dança (1992), neste projeto ela é intérprete e criadora. Pedro Huff é músico, violoncelista e doutor pela Universidade Estadual de Louisiana - EUA e co-criador da trilha para o espetáculo “Eu Mulher”.

Eric Valença é o diretor convidado pela companhia. Ele tem realizado e se aprofundado nos últimos anos em espetáculos solos e monólogos. Tem um vasto currículo na área de direção e entre suas principais obras estão o Espetáculo Terra (Vencedor do APCA 2013/2014), Trilogia do Feminicídio e atualmente trabalha em um novo projeto audiovisual NU, texto do pernambucano João Luís Vieira;

O projeto também conta com a iluminação de Luciana Raposo; figurino da marca Brinda; beleza por Priscilla Rodrigues; direção musical de Nana Milet; assessoria de imprensa da CODA Assessoria; Imagem e edição Rogério Alves em parceria com a empresa Rodou no Drone.


SERVIÇO
Eu Mulher
com Heloísa Duque e Pedro Huff
Quinta 25 de março de 2021 - Às 20h00