terça-feira, 23 de março de 2021

Obra da Compesa encerra rodizio em lpojuca

 

Cerca de 10 mil pessoas estão sendo beneficiadas com mais água nas torneiras no município de Ipojuca, no Litoral Sul. O Governo do Estado, por meio da Compesa, concluiu a implantação de uma adutora de três quilômetros para transporte de 20 litros de água por segundo do Sistema de Abastecimento de Suape para atender a parte baixa da cidade, na área central. A implantação da nova rede significa o fim do rodízio de água para a população. A obra foi concluída e contou com recursos próprios da Compesa da ordem de R$ 1,2 milhão.

A nova adutora representa o aumento da oferta de água para o município e a integração do Sistema de Abastecimento de Água de Ipojuca com o Sistema de Abastecimento de Água de Suape, garantindo, assim, mais segurança hídrica para a população que contará, agora, com dois sistemas distintos de fornecimento de água.

Além da entrega da adutora, está em fase final a obra de Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ipojuca. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, a Companhia objetiva aumentar a oferta de água para as áreas altas da cidade, além de trazer melhorias à qualidade da água tratada. A presidente da Compesa, Manuela Marinho, destaca a importância das obras.

“Com a ampliação da ETA vamos conseguir mitigar significativamente a suspensão do abastecimento em períodos de chuvas, quando a turbidez da água captada impactava o fornecimento para os moradores. Agora, com essas intervenções, teremos condições de atender ainda mais e melhor a população. Com a implantação da adutora, já conseguimos um grande reflexo no abastecimento com a retirada da parte baixa do centro de Ipojuca do esquema de rodízio. Essa é uma intervenção representativa para a cidade e muito importante na região”, destaca Manuela.

lmprensa Compesa