terça-feira, 23 de março de 2021

Supercentenário de 115 anos recebe primeira dose da Coronavac

 

Nesta terça-feira (23), Paulista vacinou um dos idosos mais velhos do mundo, sendo o idoso mais velho do município. Trata-se de Seu Antônio Manoel da Silva, de incríveis 115 anos. Seu Antônio reside no bairro de Maranguape II há pouco tempo com sua segunda esposa Josefa Guilhermina, 72 anos. O idoso tem 25 filhos, era morador de Olinda e mudou-se recentemente para Paulista. Local onde finalmente pode ser imunizado.

Assim que seus familiares entraram em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua nova residência em Paulista, uma equipe da Secretaria de Saúde, deslocou-se rapidamente até Seu Manoel que estava nitidamente animado com a chegada dos profissionais, que traziam a vacina contra o COVID-19 para imunizá-lo. Ao chegar na residência do idoso, os profissionais verificaram suas condições de saúde para analisar se ele poderia tomar a vacina naquele momento.

Além do idoso de 115 anos, sua esposa também foi vacinada. Dona Josefa Guilhermina, 72 anos, pode ser contemplada com a imunização que alcançou sua faixa etária nesta terça-feira. No caso de Seu Manoel, a Secretaria de Saúde informou que ele tinha idade para ser imunizado anteriormente, porém seus familiares precisavam dirigir-se a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar a visita da equipe de saúde até a residência, o que não havia ocorrido até o momento.

A Secretaria de Saúde de Paulista prontamente dirigiu-se à casa do mais novo morador da cidade, que não hesitou em dizer o quanto estava ansioso pela vacina. “Estou bem e pronto para ser vacinado”, disse o idoso sentado em sua cadeira, levantando a manga da camisa com anseio pela vacina. Vindo de Olinda, o idoso pode finalmente ser vacinado em Paulista. Agora, já imunizado com a primeira dose da Coronavac, a Secretaria de Saúde de Paulista já realizou o agendamento da segunda dose de Seu Antônio, prevista para o dia 13 de abril.

Supercentenário - Seu Antônio integra um seleto grupo de pessoas que ultrapassaram os 110 anos de idade, inclusive, ele é um sério candidato a Decano da Humanidade, titulo concedido ao idoso de maior idade de toda a humanidade. A pessoa - documentadamente provada - que mais viveu no mundo foi a francesa Jeanne Calment (1875-1997). A atual decana da humanidade é a japonesa Kane Tanaka, de 118 anos. No Brasil, Dona Maria Gomes Valentim (1896-2011) chegou a ser decana. E ainda há o registro de duas senhoras supercentenárias ainda vivas: Francisca Celsa dos Santos, de 116 anos e Antônia dos Santos Cruz, de 114 anos.

Com informações da lmprensa Paulista - PE e da Wikipedia