terça-feira, 23 de março de 2021

Pernambuco pela Prevenção distribui máscaras em feiras livres no Agreste

 

A Operação Pernambuco pela Prevenção vai distribuir, nesta quarta-feira (dia 24), máscaras de proteção, álcool em gel e informações sobre a importância dos cuidados para feirantes, clientes e demais cidadãos no entorno da feira livre, no município de Surubim, no Agreste de Pernambuco. A operação reúne a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e a Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretaria de Defesa Social. Tem como objetivo reforçar a importância do uso de máscaras. A distribuição ocorre nas feiras livres no Estado e nos terminais integrados de passageiros, na Região Metropolitana do Recife.

O secretário Cloves Benevides classifica a operação como parte dos esforços do Governo do Estado para atender a população, em um momento grave. “O Estado de Pernambuco está fazendo um enfrentamento inédito, que precisa da união de todos para ser superado. Os cuidados individuais têm repercussão em toda a coletividade. Fique em casa e só saia se for preciso, use máscaras sempre, mantenha as mãos higienizadas e respeite o distanciamento social”, pede Cloves Benevides.

A Operação Pernambuco pela Prevenção começa a partir das 7h, em Surubim. Na sexta-feira (dia 26), será a vez do município de Gravatá. No sábado (dia 27), a distribuição será no município de Palmares. As operações vão percorrer todo o ambiente das feiras e imediações.

Na terça-feira (dia 23), foi a vez do município de Camaragibe receber máscaras de proteção e álcool em gel. A operação nas feiras livres começou na Feira do bairro de Casa Amarela, no sábado (dia 20). Contou com a parceria do Detran, que fez um pit-stop para distribuição também em coletivos. No domingo (dia 21), a distribuição de máscaras foi feita na cidade de Limoeiro. A operação como um todo, vai distribuir 70 mil máscaras apenas nas feiras livres.

As máscaras de proteção são no modelo 3D, capazes de proteger nariz, boca e facilmente ajustadas para oferecer barreiras e impedir a disseminação do coronavírus. As máscaras foram adquiridas no polo têxtil do Agreste, pela AD Diper, e doadas para distribuição junto à população. A operação também oferece álcool em gel e esclarecimentos sobre a necessidade de cuidados.

A primeira fase da Operação Pernambuco pela Prevenção distribuiu máscaras de pano os terminais integrados de passageiros de Joana Bezerra, Macaxeira, Barro, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, Pelópilas da Silveira, PE-15, Xambá, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, Cais de Santa Rita, Afogados, Caxangá, CDU, Jaboatão dos Guararapes, TIP, Cabo, Aeroporto, Rio Doce, Largo da Paz, Santa Luzia, Prazeres, Getúlio Vargas e Recife. Na segunda-feira (dia 22) , a distribuição de cerca de 10 mil máscaras ocorreu nos terminais integrados de Pelópidas da Silveira, do Barro, de Joana Bezerra, da Macaxeira e de Camaragibe. Passageiros, trabalhadores e demais cidadãos receberam 80 mil máscaras nos terminais.

CUIDADOS – O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e com estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.

Agenda:
Distribuição de máscaras de pano e álcool em gel
Quarta-feira, dia 24 – Feira de Surubim, a partir das 7h
Sexta-feira, dia 26 – Feira de Gravatá, a partir das 7h
Sábado, dia 27 – Feira de Palmares, a partir das 7h

lmprensa Secretaria de Prevenção