A Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ) realiza um evento gratuito em celebração aos 198 anos dos cursos jurídicos no Brasil. A solenidade acontecerá no dia 26 de agosto, no auditório do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), no Recife, e inclui palestras, uma apresentação musical e a entrega de uma medalha de honra ao mérito.
O evento conta com palestras sobre a história da criação dos cursos jurídicos no País. O diretor da Faculdade de Direito do Recife, Torquato de Castro Junior, aborda o tema pela perspectiva jurídica, enquanto o historiador e professor George Cabral, presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), explora o olhar histórico. A celebração também terá a apresentação musical do Trio de Câmara, formado pela soprano Vanessa de Melo, a violonista Ruti Freitas e o bandolinista Vitor Castanheira.
Medalha Bernardette Neves Pedrosa
Durante a cerimônia, será realizada a entrega da medalha e diploma de Honra ao Mérito Bernardette Neves Pedrosa, uma homenagem à primeira mulher admitida como professora na Faculdade de Direito do Recife, em 1965.
A condecoração vai ser entregue a quatro profissionais:
* Daisy Andrade, desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
* Deluse Florentino, promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco.
* Bianca Teixeira, procuradora-geral do Estado.
* Luiz Andrade, promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco.