terça-feira, 17 de novembro de 2020

Jovens da Funase em Arcoverde concluem curso ofertado por meio de programa federal

 

Oito adolescentes em cumprimento de medida de internação em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, concluíram, no fim de semana, o primeiro curso ofertado após articulações com o programa Acessuas Trabalho. Os socioeducandos tiveram contato com a temática da educação ambiental, por meio de oficinas realizadas dentro do Case/Cenip Arcoverde, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), e de uma visita externa ao Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário (Cedec), na Terra da Misericórdia. As ações profissionalizantes foram operacionalizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

O objetivo das atividades foi proporcionar aos alunos noções sobre sustentabilidade e respeito à natureza, sempre levando em conta o cunho social. A articulação para a oferta do curso foi feita por meio do contato entre uma assistente social do Case/Cenip Arcoverde e técnicos responsáveis pelo Acessuas Trabalho. O programa é financiado pelo Governo Federal e executado pelos municípios. A inserção de adolescentes da Funase nesse tipo de oficinas está contando com articulações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social.

 

“A assistente social Marcileine Aguiar articulou-se com a coordenação do Acessuas e conseguimos proporcionar esse primeiro curso para os socioeducandos no âmbito do programa. A carga horária foi de 24 horas/aula. O conteúdo foi ministrado pelo Senar e incluiu uma parte teórica e um passeio para conhecer uma área externa arborizada, no Cedec. A pauta ambiental é algo que sempre resulta em um envolvimento positivo dos adolescentes”, avaliou a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibelle.

 

lmprensa Funase